Outubro Rosa: mulheres devem procurar UBS para agenda papanicolau e mamografia

05out
image_pdfimage_print

Mulheres que ainda não fizeram os exames de mamografia e papanicolau – essenciais para prevenção e identificação precoce de câncer de mama e de colo de útero – podem agendar os procedimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Antes, porém, devem marcar consulta com um médico ginecologista.

O papanicolau é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos e a mamografia para aquelas com idade entre 40 e 69 anos, pelo menos uma vez ao ano.

01.10.15_laco_rosa_prefeito

Abel Larini, secretário e assessores aderem ao Outubro Rosa

Segundo informações da Prefeitura de Arujá, os dois exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados durante a realização dos mutirões. O próximo está marcado para o dia 17/10 na UBS do Jardim Emília. Até o final do ano serão realizados mais dois: dia 5/12 no Centro de Saúde (CS-II) no Centro e no dia 12/12 na UBS do Jardim Real.

O objetivo dos mutirões é oferecer alternativa de horário às mulheres que não tem condições de realizar os exames durante a semana.

A fim de chamar a atenção para a necessidade de prevenção, a vereadora Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro, iniciou no dia 1º de outubro, uma ação de mobilização e conscientização na cidade. Além de distribuir  o Laço Rosa – símbolo da campanha – na rua e nas repartições públicas, a parlamentar, autora do projeto que oficializou o Outubro Rosa em Arujá, organizará, com apoio da Prefeitura, uma caminhada, no próximo dia 18/10 (domingo), a partir das 8h.

O câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres por câncer em todo o mundo. No Brasil, é também o tipo de câncer mais frequente em todas as regiões, à exceção da região Norte do País, onde ocupa a segunda colocação. O diagnóstico tardio aumenta o índice de mortalidade, segundo o site do Instituto OncoGuia.

 

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

Publicada em 05/10/2015