Paraíba Car e prefeito José Luiz discutem parceria para viabilizar UTI Neonatal

03maio

O prefeito de Arujá, José Luiz, e o vereador Paraíba Car durante reunião

O vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, intermediou uma reunião entre o prefeito José Luiz Monteiro (PMDB) e a diretoria administrativa da Maternidade Ipiranga para discutir a possibilidade de a unidade hospitalar assumir o serviço de UTI Neonatal no município. A proposta implicaria na formalização de uma parceria, por meio de convênio ou contrato, que possibilitasse o atendimento, em caso de necessidade, dos bebês nascidos na Maternidade Dalila Franco Barbosa. O encontro ocorreu no próprio hospital na última terça-feira (3/5) e ainda contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Messias Cobre, da gerente médica Rita de Cássia Cicareli Alfaber e do diretor administrativo, Wagner França Abreu.

da esq. para a direita: Dra Rita, Messias Covre, secretário de Saúde, prefeito José Luiz, Paraíba Car e o diretor administrativo Wagner Abreu

Imagem de um dos equipamentos da UTI Neonatal do Hospital Ipiranga em Arujá

A conversa animou Paraíba Car. “Estou confiante que iremos solucionar este problema, pois o hospital tem disponibilidade de vagas”, salientou o parlamentar. No ano passado, segundo informou, 16 bebês tiveram necessidade de serem levados à UTI. O número, considerado baixo, facilita a parceria mas praticamente inviabiliza a existência de uma unidade custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos buscando a solução mais adequada, pois o SUS, diante de nossa demanda, não permite a abertura de uma UTI”, admite o prefeito José Luiz.

Wagner Abreu se comprometeu a avaliar a viabilidade financeira da parceria. No grupo há mais de 20 anos disse que a resposta depende do setor comercial.

Paraíba Car acredita no êxito da iniciativa. “Tenho certeza que conseguiremos a UTI e viabilizaremos o atendimento de nossos bebês em nossa cidade. Ninguém ficará na fila esperando vaga em outro município”, afirmou ao garantir: “Vou continuar cobrando”.

Publicado em 03/05/2017

Fotos: Imprensa/CMA