Parlamentar japonês visita Câmara de Arujá

10out
image_pdfimage_print

Abelzinho e Julio receberam grupo

 

O vereador Julio Taikan Yokoyama (SD) recebeu nesta quinta (9/10) na Casa Legislativa a ilustre visita do deputado estadual Takayuki Hata da província de Fukui, cidade co-irmã de Arujá. O parlamentar estava acompanhado de seu assessor Yoshiyuki Oonishi e da diretora da Associação Fukui Kenjinkai do Brasil, Junko Nishimura, que reside no município.

 

A comitiva visita o Brasil com o objetivo de participar das celebrações dos 100 anos da chegada do primeiro imigrante de Fukui ao País. As primeiras famílias se estabeleceram em São Paulo, sendo que Arujá abriga duas delas. Hata também aproveitará a estadia para visitar o jardim idealizado pelo seu pai no Condomínio Arujá – 5 – o Daianji Koen – algo como Jardim de Daianji – nome de uma cidade localizada na Região Metropolitana de Fukui.

As comemorações do centenário da imigração também coincidem com o aniversário de 60 anos da Associação Fukui no Brasil. A entidade tem sede em SP e tem como uma de suas principais atividades a realização de intercâmbios e atividades culturais a fim de manter a tradição oriental e a relação das famílias estabelecidas no Brasil com o Japão. Ela também atua no apoio e na assistência os imigrantes de Fukui que vivem em território nacional.

As relações da Associação com o Japão possibilitam ainda a jovens brasileiros estagiar em empresas orientais e, com a intermediação da Associação Cultural de Arujá (Kaikan), trocar experiências na área artística.

O presidente da Câmara, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, fez questão de dar as boas-vindas ao parlamentar. Esta é segunda vez que Hata visita a cidade de Arujá.

História

Na década de 80, foi a vez de um político arujaense desembarcar em terras nipônicas. O ex-prefeito Reynaldo Gregório, pai do vereador Reynaldo Gregório Junior, o Reynaldinho, visitou a cidade de Fukui, que havia se tornado co-irmã de Arujá em junho de 88. Ele assumiu a Prefeitura da cidade no período de abril a dezembro deste ano e foi ao Japão solicitar apoio financeiro para a construção de um hospital na cidade.

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

4652-7015

 Publicado em 10/10/2014