Paulinho Maiolino apresenta e tem aprovado mais um projeto na área de oncologia

11abr

O vereador Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, apresentou e teve aprovado mais uma proposta voltada à prevenção, tratamento e apoio a pessoas diagnosticadas com câncer. O projeto de Lei nº 04/2017 – de sua autoria – altera a Lei Municipal nº 1672/2003 e inclui a doação de plaquetas na Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Sangue.

Imagem: Site/Drauzio Varella

“A doação de plaquetas é de grande importância para quem tem câncer, pois com a doença e o próprio tratamento há uma redução considerável do nível deste componente no sangue dos pacientes”, explicou o parlamentar.

De acordo com informações disponíveis no site do Hospital AC Camargo, em São Paulo, a principal função das plaquetas no sangue é participar do processo de coagulação, responsável pela suspensão de hemorragias. A doação das plaquetas pode ser feita por meio de uma doação convencional de sangue, em que cada doador dá origem uma unidade de plaquetas, ou com a utilização de equipamentos específicos que executam um procedimento denominado plaquetaférese. Dessa forma (com o equipamento), somente este componente é retirado do doador, possibilitando doações em maior quantidade e em menores intervalos de tempo.

“Ter esta informação e iniciar um processo de conscientização em relação à importância deste procedimento (doação de plaquetas) são passos importantes para que avancemos na melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta doença”, salientou Maiolino que recentemente teve aprovado o projeto que cria a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea.

Os pré-requisitos para ser um doador de plaquetas são muito semelhantes aos de uma doação de sangue. Não há riscos para o doador e não são necessários cuidados específicos após a doação. As diferenças de compatibilidade de tipos sanguíneos também é a mesma, mas isto não causa qualquer impacto.

O projeto foi aprovado por unanimidade nas duas etapas de votação e, agora, segue agora à análise do Executivo.

 

Fonte/Informações:

Dr. Rafael Colella – CRM/SP 30942

Diretor do Banco de Sangue do A.C.Camargo

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 10/04/2017

Fotos: Imprensa/CMA

 

image_pdfimage_print