Paulinho Maiolino leva projeto Vizinhança Solidária ao Jd. Fazenda Rincão

07out
image_pdfimage_print

Com apoio dos moradores e do vereador Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, foi implementado no Jardim Fazenda Rincão o projeto Vizinhança Solidária. A proposta é defendida pelo parlamentar como uma medida eficiente no combate à criminalidade, pois foca no trabalho conjunto da população com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM). Na prática, além da integração dos vizinhos entre si e com as forças de segurança, a iniciativa envolve a instalação de um sistema de monitoramento das ruas por meio de câmeras.

Maiolino na rua Serpertina, no Jardim Fazenda Rincão

No caso do Jardim Fazenda Rincão, as primeiras foram colocadas na rua Serpentina. “Esta é uma das principais ruas do bairro. Esperamos que, a partir da experiência nesta via específica, consigamos expandir para outras, alcançando uma cobertura de 100%”, explicou Maiolino ao ressaltar o sucesso da iniciativa no Parque Nossa Senhora do Carmo, onde os índices de furto e roubo, segundo ele, caíram drasticamente. “Todo o bairro é monitorado, os moradores sabem quem entra e sai e, se percebem alguma movimentação estranha, acionam a Polícia Militar ou a GCM”, salientou.

Placa que alerta sobre existência de Vizinhança Solidária no bairro

A podóloga Ivany Maria Francisco é uma das entusiastas da ideia. “As câmeras foram instaladas há um mês e o primeiro estímulo para que a gente aderisse ao projeto foi do vereador”, confirmou. Ela relatou que, recentemente, um morador do bairro teve sua casa invadida por ladrões e a família feita refém. “Na rua Serpentina há cerca de 42 residências e, pelo menos, 90% dos moradores aderiram à proposta”, garantiu Ivany, que mora e trabalha no bairro.

Maiolino ainda afirmou que, diante dos resultados extremamente positivos, pretende levar o projeto a bairros como Vila Ferreira e Jordanópolis.

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 7/10/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA