Pesquisador americano visita Arujá

11nov
image_pdfimage_print

Caroba foi entrevistado

O nova-iorquino Evan Andrews visitou Arujá nesta segunda-feira (10/11) e participou da sessão realizada no plenário vereador João Godoy. Estudante da The Maxwell School of Citizenship and Public Affairs, algo como escola de cidadania e assuntos políticos, ligada àSyracuse University em Nova Iorque, Andrews chegou ao Brasil em agosto deste ano com o objetivo de dar continuidade aos estudos sobre o impacto, nas eleições, do aumento do número de cadeiras nas Câmaras Municipais. A pesquisa é tema de sua tese de doutorado na área de Ciências Sociais.

 

“O aumento do número de cadeiras tende a ampliar também o número de partidos e de grupos políticos que compõem as Câmaras. Ou seja, em tese amplia a diversidade. Porém, não dá para avaliar se isso é bom ou ruim. Apenas que se torna mais difícil governar”, adianta.

 

Andrews afirmou que Arujá ingressou em sua pesquisa por estar fora dos padrões de outras cidades. “Há uma relação direta entre o aumento do número de cadeiras e de candidatos, mas em Arujá isso não ocorreu”, apontou. Ele entrevistou o vereador petista Renato Caroba sobre o assunto. Segundo o pesquisador, conforme levantamento estatístico e comparativo que realizou, a média é que para cada uma das cadeiras criadas surjam cerca de 20 novos candidatos. O estudo partiu da análise de dados referentes às eleições de 2008 e 2012.

 

A nova composição das Câmaras Municipais, com ampliação do número de parlamentares,  foi determinada pela Emenda Constitucional 58 de 23/9/2009, que entrou em vigor nesta data e foi aplicada na eleição seguinte (2012). Nela consta o número máximo de vereadores permitido nos municípios, conforme número de habitantes. Para cidades com até 80 mil habitantes – como é o caso de Arujá – o número de parlamentares não poderá ultrapassar 15.

 

Andrews conta com o apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da Universidade de São Paulo (USP).

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

4652-7015