Prefeitura faz estudos sobre viabilidade de UTI Neonatal

19maio
19.05.16_AP_Saude_Eduardo_Paraiba

Eduardo Ferreira, o novo secretário, e Paraíba Car

A Prefeitura de Arujá estuda a viabilidade de instalar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no município. A informação foi dada pelo novo secretário de Saúde, o advogado Eduardo Ferreira da Silva, durante audiência pública de prestação de contas realizada na manhã desta quinta-feira (19/5) no salão nobre Vereador Francisco Rodrigues Ávila nas dependências da Câmara Municipal.

19.05.16_AP_saude_Vereadores_2

Paraíba, Rogério e Souzão durante audiência

Ele respondeu o questionamento do vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, que cobrou a execução da emenda modificativa nº 342/15, no valor de R$ 1milhão, destinada a implantação do equipamento. A emenda foi aprovada e inserida no orçamento de 2016. “Houve um compromisso do prefeito de termos a UTI no último quadrimestre”, afirmou o parlamentar. A falta de uma UTI Neonatal na Maternidade Dalila Ferreira Barbosa foi tema de recente e intenso debate no Legislativo devido a morte de um recém-nascido obrigado a aguardar dez horas por uma transferência. O caso motivou a constituição de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar suspeita de negligência.

“Essa UTI é uma necessidade e está em estudo, mas é uma grandeza para o município”, afirmou Silva. Segundo ele, “tomo mundo quer uma UTI devido às dificuldades encontradas na central de regulação de vagas”.

Ele inclusive pediu a intervenção da Câmara para melhorar o serviço, que é de responsabilidade do governo estadual. “Gostaria que a Casa aprovasse uma moção para chamar a atenção do governo em relação a este setor, porque somos gerenciados e submissos a ele”, admitiu.

Além de questionar o secretário durante a audiência, Paraíba Car já havia proposto requerimento – o de número 2278/16 –no qual solicitou informações sobre a instalação da UTI. A resposta oficial, de acordo com o secretário, será encaminhada à Câmara nos próximos dias. A propositura foi aprovada na sessão ordinária de 02/05/2016.

Também participaram da audiência os vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, e Vicente Nasser do Prado (PR), o Souzão.

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 19/05/2016

image_pdfimage_print