Profª Cris do Barreto (PSD) fará ação de combate ao mosquito da dengue

05abr

18 de fevereiro de 2019 – A vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, fará uma ação de combate ao mosquito da dengue nesta sexta-feira (5/4), às 15h, no Pro-Polo, área central de Arujá (Avenida João Manoel, próximo à Rodoviária). A parlamentar distribuirá 10 mil sementes de crotalária, uma planta cuja flor atrai a libélula, predador natural do mosquito Aedes Aegypti. O grupo se concentrará inicialmente na Praça Bom Jesus, em frente à Câmara Municipal, às 14h30.

Cris do Barreto é autora da Lei Municipal nº 2893/17, que incentiva o cultivo de crotalária e da citronela – outro conhecido repelente natural de insetos – como medida alternativa de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya, zika e febre amarela.

Crotalária

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que Arujá está entre as cidades com maior risco de surto de dengue no Estado de São Paulo. O município recebeu bandeira vermelha pois foi identificado um índice de 6,2 imóveis com infestação de larvas a cada 100. “Por isso, esta ação se torna ainda mais relevante. Cada um deve fazer a sua parte”, salientou a parlamentar.

Em 26/2, o órgão informou que os casos prováveis de dengue no Brasil subiram 149% em janeiro deste ano em comparação a 2018. Foram registradas cinco mortes, sendo uma delas no Estado de São Paulo. A região Sudeste concentrou 60% dos casos – um total de 32.821 registros.

Libélula

A crotalária é uma leguminosa muito comum na região Nordeste, cujas flores possuem substâncias naturais que atraem a libélula, um predador do Aedes Aegypti e de suas larvas. Em várias cidades do País, já há experiências de plantio como forma de reduzir a incidência do mosquito e, consequentemente, da doença.

Câmara Municipal de Arujá

silmara@camaraaruja.sp.gov.br