Projeto de Caroba permite a presença de profissional especializada para dar apoio a gestantes no parto e pós-parto

30nov
image_pdfimage_print

A Câmara de Arujá aprovou por unanimidade durante sessão ordinária da última segunda-feira (27/11) o projeto de Lei nº 79/2017 de autoria do vereador Renato Bispo Caroba (PT) que permite a presença de doulas durante o trabalho de parto e pós-parto nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres da cidade.

A palavra doula de origem grega e que significa “mulher que serve” é utilizada atualmente para referir-se à pessoa sem experiência técnica na área de saúde que oferece suporte emocional, orientação e apoio às parturientes antes e depois do nascimento do bebê.

Profissionais certificadas e qualificadas, conforme Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), as doulas aplicam técnicas de relaxamento e respiração e realizam massagens e banhos a fim de proporcionar conforto físico à mulher e auxiliar no progresso do trabalho de parto, reduzindo a dor e o desconforto.

“O projeto permite às mulheres que queiram um parto humanizado a possibilidade de ter uma companheira para ajudá-la neste momento”, explicou Caroba ao ressaltar que a doula atuará de forma humanitária, sem interferir no trabalho dos médicos.

Apesar de não realizar procedimentos técnicos, a atuação das doulas tem trazido resultados positivos para a saúde com redução de 50% no número de cesáreas, 40% na utilização de fórceps e 20% no tempo de trabalho de parto. “Queremos que essa autorização (à presença das doulas) seja dada aqui como ocorre em outras cidades”, salientou Caroba.

O projeto, aprovado em segunda discussão e votação, foi muito elogiado pelo Legislativo e depende agora da sanção do prefeito para entrar em vigor.

*Com informações da Assessoria do Gabinete Parlamentar

Foto: Assessoria do Vereador Renato Caroba

 

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 30/11/2017

Fotos: Imprensa/CMA