Projeto de Maiolino torna obrigatórios testes rápidos de COVID-19 em unidades de saúde

24jul
image_pdfimage_print

O vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, apresentou o projeto de Lei nº 304/2020, que torna obrigatória a realização de testes rápidos para detecção da COVID-19 em unidades de atendimento 24 horas do Município. A propositura, que aguarda parecer da Secretaria Jurídica, deverá ser apreciada pelo Plenário após a retomada das Sessões Ordinárias no 2º semestre.

De acordo com o projeto, a realização de testes deverá seguir protocolo do Ministério da Saúde e incluir profissionais das secretarias municipais de Saúde, Segurança Pública e Assistência Social que, comprovadamente, atuem na linha de frente de combate à pandemia.

Em sua justificativa, Maiolino afirma que “é fator universal a busca pelo aumento do diagnóstico populacional, ou seja, testes para identificar a doença presente e assim apoiar a decisão de tratamento, conforme os protocolos de medicamentos, ou conhecer a imunização já consolidada do cidadão”.

Ele também salienta que diversos Estados e cidades adotaram a realização de testes rápidos, inclusive, São Paulo. “Não podemos esperar mais; temos de agir. Sabemos que as unidades de pronto atendimento 24 horas são referência de atendimento à população, pois são os primeiros locais para onde se dirigem as pessoas quando estão com algum mal-estar. Portanto, devemos prepará-las para um atendimento eficaz, realizando os testes rápidos do novo coronavírus no intuito de tentar frear a alta contaminação da população”, finalizou o parlamentar.

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA

24/07/2020