Recursos de compensação ambiental do Rodoanel deverão beneficiar parque

09jan
image_pdfimage_print

Uma parte dos recursos financeiros destinados a Arujá para compensação dos danos ambientes causados pela construção dos trechos norte e leste do Rodoanel Governador Mário Covas deverá ser aplicada na conservação do Parque Estadual Itaberaba -um corredor ecológico que liga as serras da Cantareira e da Mantiqueira e abrange os municípios de Arujá, Guarulhos, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã.

A informação foi dada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, José Abílio de Gouvea Teixeira, em resposta ao requerimento 1293/14 de autoria do vereador Renato Bispo Caroba (PT). O parlamentar exigiu explicações da Prefeitura sobre o andamento do projeto de recuperação das áreas degradadas considerando o dinheiro disponível no contrato de execução das obras para este fim. Na ocasião, Caroba chamou a atenção para a necessidade de agilizar este processo. “Se o município não apresentar projeto, há risco de o Estado gastar esta verba e não plantar nenhuma árvore em Arujá”, ressaltou.

Segundo José Abílio, há tratativas do município com Santa Isabel e a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para a elaboração de um proposta conjunta.

Parque

Conforme consta do site do governo do Estado de São Paulo, o Parque Estadual de Itaberaba é uma das Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral administradas pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo. Criado em 2010, por meio do decreto 55.662, o parque é considerado uma área de alta diversidade biológica, fauna variada com grande número de espécies endêmicas de Mata Atlântica e várias espécies raras ou ameaçadas de extinção. O local também apresenta vários sítios geológicos, arqueológicos e culturais com importante potencial educacional, turístico e científico. Atualmente, o Estado implementa um Plano Emergencial de Proteção e realiza levantamento para regularização fundiária de propriedades localizadas no parque.

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

4652-7015

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

Publicada em 9/01/2015