Renato Caroba é eleito Presidente da Câmara

18dez
18.12.15_Eleicoes_plenario_2

Plenário da Casa durante votação

O vereador Renato Bispo Caroba (PT) foi eleito Presidente da Câmara de Arujá. Em votação ocorrida na manhã de sexta-feira (18/12), o parlamentar, candidato do “grupo dos oito”, venceu o atual presidente e candidato à reeleição, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, por oito votos a sete. O vice-presidente Gilberto Daniel (PRB), o Gil do Gás, reeleito, comporá com Caroba a nova Mesa Diretora que ainda terá como primeiro secretário, Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), o Castelo Alemão, e como segundo secretário, Odair Neris (PSB), o Mano’s.

18.12.15_Mesa_Diretora_2

da esq. para a direita: Renato Caroba (presidente); Gil do Gás, vice; Castelo Alemão, 1º secretário e Mano’s, 2º Secretário

Após a confirmação da vitória, Caroba fez um discurso conciliador. “Se esta Câmara representa uma parcela da sociedade em cada um de seus vereadores não poderemos desrespeitar este voto; não poderemos desrespeitar a vontade do povo. É preciso respeitar as diferenças e a democracia acima de tudo”, afirmou o presidente eleito ao destacar o objetivo do grupo. “Não é um bloco de perseguição para atrapalhar a cidade, para fazer revanchismo. É um bloco para dar independência ao Legislativo. Não somos vereadores; estamos vereadores e não podemos conduzir esta Casa como se fosse de propriedade nossa, pois esta é a Casa do Povo e iremos administrá-la para o povo. Para mim será uma honra.”

O “grupo dos oito”, que possibilitou a condução de Caroba à Presidência, foi revelado na última quinta-feira (10/12) quando houve a convocação da eleição. O clima tenso resultou no adiamento da votação. Integram o bloco, além dos que compõem a mesa, Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, e José Sidnei Schaide (PSB), o Cocera Cabelo.

18.12.15_Reynaldinho_2

Reynaldinho após resultado da eleição

Reconhecendo a derrota, Reynaldinho parabenizou a nova Mesa e convocou a Casa a trabalhar, a partir de agora, para aprovação do Orçamento. “A disputa política já se deu. Não podemos de nenhuma forma prejudicar a cidade. Temos de ter condições de votar o orçamento”, pediu aos colegas. Sobre não ter conquistado a reeleição, o atual Presidente agradeceu aos que com “lisura e companheirismo” se mantiveram ao seu lado e disse que “perdeu para o PTB”. “Não houve nada que justificasse a perda deste voto em um momento tão importante. Não perdi para nenhum de vocês, à exceção de Edvaldo de Oliveira Paula”, disse categórico ao creditar a derrota à decisão do colega de partido de fechar com o “grupo dos oito”. Ainda assim, exaltou a “democracia” e a possibilidade conquistada pela sociedade de escolher seus representantes e garantir a “alternância de poder”.

Vice-presidente
Gil do Gás, atual vice-Presidente do Legislativo, foi reeleito.  Ele obteve nove votos. Além dos oito vereadores do bloco de oposição, o parlamentar Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio, confirmou sua opção por Gil do Gás. Os vereadores Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, Gabriel dos Santos (PSD), Valmir Moreira dos Santos (PR), o Valmir Pé no Chão, Jussival Marques de Souza (PMDB), Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro e Reynaldinho, se abstiveram.

Secretarias
Para a 1ª Secretaria, Castelo Alemão concorreu com o atual primeiro secretário Gabriel dos Santos. Castelo venceu por oito votos a sete. O mesmo placar garantiu a 2ª Secretaria a Mano’s, que disputou o cargo com Valmir Pé no Chão.

Outra sessão deverá ser convocada pelo Presidente para definição dos membros das Comissões Permanentes.

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
4652-7015
Publicado em 18/12/2015

image_pdfimage_print