Resumo da Sessão: confira os temas debatidos na Sessão de 23/10

24out
image_pdfimage_print

Os vereadores de Arujá aprovaram por unanimidade uma Moção de Repúdio (nº 155/2019) à proposta do governo estadual, apresentada em audiência pública realizada no último dia 21/10 em Mogi das Cruzes, de instalar uma praça de pedágio no quilômetro 45 da Rodovia Mogi-Dutra (SP 88). A propositura é de autoria do vereador Renato Bispo Caroba (PT), mas será subscrita pelos 15 parlamentares.

Vereadores ficaram indignados com proposta de instalação de pedágio na Mogi-Dutra

O Legislativo arujaense avalia a medida como extremamente prejudicial à população do município que diariamente vai até Mogi para utilizar serviços de referência na área de saúde, como a farmácia de medicamentos de alto custo; realizar consultas e procedimentos no Hospital Luzia de Pinho Melo ou mesmo estudar e trabalhar.

Além de mobilização da classe política regional, os vereadores prometem realizar protestos e até fechar a rodovia, se mantida a intenção da cobrança.

Homenagens

Três Moções de Parabenização e Aplausos foram aprovadas pelo Legislativo durante Sessão Ordinária de quarta-feira (23/10). Foram homenageados pela Câmara o fundador do Jovens da Verdade e membro da Igreja Presbiteriana de Arujá, Jasiel Fausto Botelho, por meio da Moção nº 153/2019 de autoria do vereador Luiz Fernando Alves de Almeida; os alunos do Colégio Athenas por iniciativa do vereador Paulo Henrique Maiolino (PSB) – Moção nº 154/2019 e os organizadores e palestrantes de evento sobre autismo realizado em Arujá. A Moção nº 152/2019 foi apresentada pelos vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, e Ana Cristina Poli (PL).

Ainda passaram pelo crivo do Plenário, 12 indicações e 14 requerimentos – todos aprovados. A pedido da Secretaria de Assuntos Jurídicos foi prorrogado em 15 dias o prazo de resposta ao requerimento nº 2452/2019 de autoria do vereador Sebastião Vieira de Lira (DC), o Paraíba Car.

Garotos do Colégio Athenas também foram homenageados

Ordem do Dia

Os vereadores derrubaram dois vetos totais do prefeito José Luiz Monteiro (MDB) aos projetos de Lei nºs 208/19 e 224/2019 de autoria do vereador Paraíba Car (DC). As proposituras versam sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos em feiras e criação de normas para manutenção da pavimentação asfáltica.

Arujá poderá ter o Setembro Azul – mês de conscientização sobre os direitos das pessoas surdas. O projeto de Lei nº 237/2019 de autoria de Ana Poli foi aprovado em 1ª discussão e votação assim com o projeto de Lei nº 246/2019, que dispõe sobre denominação de rua de autoria da parlamentar em conjunto com Abel Franco Larini (PL), Abelzinho, e Luiz Fernando (PSDB).

Excepcionalmente, a 115ª Sessão Ordinária não foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Arujá no YouTube. O registro do áudio e das imagens, no entanto, serão disponibilizados para consulta pública.

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 24/10/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA