Resumo da Sessão: repúdio ao Shopping JK e regras para distribuição de panfletos são debatidos em Plenário

29mar
image_pdfimage_print

Com apoio de todos os vereadores, a Câmara de Arujá aprovou uma Moção de Repúdio (nº 127/19) contra o Shopping JK Iguatemi, localizado na Capital, na Sessão Ordinária de 27/3. Em visita a exposição Os 90 anos do Mickey um grupo de crianças de escolas de Guaratinguetá foi barrado por uma funcionária da ONG Orienta a Vida, responsável pela atividade. A atitude causou indignação e no último dia 28/3 o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar se houve discriminação racial ou social, segundo informações do portal R7. A funcionária foi demitida e as crianças – a convite da entidade – retornaram ao Shopping.

Reynaldinho demonstrou sua indignação com atitude do Shopping JK Iguatemi

Autor da Moção, o presidente da Câmara de Arujá, Reynaldo Gregório Junior (PTB), Reynaldinho, demonstrou sua indignação diante do ocorrido. “Vivemos em um momento de evolução tecnológica mas parece que o ser humano está regredindo. É inaceitável o que ocorreu e peço o apoio dos pares em solidariedade àquelas crianças para que isso nunca mais aconteça. Não é cabível tamanha crueldade”, resumiu.

Cópias da Moção serão encaminhadas ao Shopping JK Iguatemi e à secretaria Municipal de Educação da cidade de Guaratinguetá.

Parabenização

Vereadores durante Sessão Ordinária da última quarta-feira (27/3)

Outra três Moções – desta vez de parabenização – foram aprovadas pelo Plenário da Casa de Leis. Foram homenageadas a Polícia Militar de Arujá pela atuação em uma ocorrência de assalto seguida de sequestro no bairro do Jordanópolis, iniciativa do vereador Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho (125/2019); o Arujá Golf Clube pela passagem do 54º aniversário (nº 126/19), proposta pelo vereador Gabriel dos Santos (PSD) e à APAE de Arujá de subscrita pelo Poder Legislativo (nº 128/19).

Proposituras

Os vereadores propuseram e tiveram aprovadas 54 indicações sendo metade delas relacionadas a pedidos de capinação, limpeza e retirada de entulhos e manutenção de iluminação pública. Somente o vereador Rafael Santos Laranjeira (PSB) apresentou nove indicações com solicitações de troca de lâmpadas em ruas do Centro, Arujamérica e Parque Rodrigo Barreto. Outros 30 requerimentos foram aprovados e serão encaminhados ao Executivo.

Ordem do Dia

Os projetos de Lei nº 187/2018 e nº 188/2018 passaram em 2ª discussão e votação. As proposituras referiam-se à denominação como Janete Maria Abrantes Barbosa da Silva de praça localizada no Centro Residencial, de autoria dos vereadores Abelzinho (PR) e Ana Cristina Poli (PR); e de denominação como Luiz Alves, o Luiz Bananeiro, de Espaço Paisagístico da Câmara Municipal de Arujá proposto pelos vereadores Abelzinho, Ana Poli e Reynaldinho (PTB).

Votação de projeto de Professor Edval (PSDB) foi adiado

O Plenário aprovou em 1ª discussão e votação, o PL nº 156/2019 de iniciativa do Poder Executivo que solicita autorização para abertura de crédito adicional no Orçamento de 2019 no valor de R$ 240 mil. O recurso é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Itamar Borges (MDB) e deverá ser aplicado na execução de serviços de infraestrutura em trecho da avenida Ângelo Anunciato na Vila Pedroso.

O vereador Gabriel dos Santos (PSD), vice-presidente do Legislativo, solicitou a retirada do projeto nº 184/2018 de sua autoria que permitia à Prefeitura cobrar das concessionárias de energia elétrica e iluminação pública pelo uso e ocupação do solo do município.

Publicidade

Após debate sobre a viabilidade de aplicação da Lei e os impactos de sua aprovação no setor de distribuição de panfletos, os vereadores aprovaram o pedido de vistas formulado pelo vereador Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, ao projeto de Lei nº 183/2018 de autoria do vereador Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval. A proposta disciplina a publicidade de porta em porta em Arujá.


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 28/03/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA