Retratos de Arujá homenageia personagens da história da Cidade

13jun
image_pdfimage_print

Segue aberta à visitação até o próximo dia 27 a Mostra Fotográfica Retratos de Arujá realizada pela Câmara Municipal. A exposição retrata a história da Cidade por meio de alguns de seus personagens, destacando o papel e a contribuição de cada um para o desenvolvimento do Município. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Roger Soares.

“A Mostra é uma homenagem a Arujá pelos seus 60 anos de emancipação político-administrativa. É um agradecimento singelo a quem escreveu e vem escrevendo a nossa história”, ressaltou o presidente da Casa, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, durante evento de abertura, na última quarta-feira (12/6).

A atividade contou com a participação dos vereadores Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval, e Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, o prefeito em exercício Marcio José de Oliveira (PRB), Dr. Márcio Oliveira, além dos próprios homenageados e seus familiares.

João Machado, historiador, é um dos homenageados na Mostra

“É uma honra participar desta exposição. Só tenho a agradecer”, disse o artista plástico Hélio Barbosa, que trabalha como professor na rede pública de ensino. Hélio abriu seu primeiro ateliê no Parque Rodrigo Barreto em 1992. No seu currículo constam 17 mostras coletivas e individuais e mais de uma dezena de prêmios. Sua obra é tida como uma referência na cidade e na região do Alto Tietê.

Primeiro fotógrafo de Arujá, Benedito Valentino de Araújo, o Dito Fotógrafo, também é um dos homenageados e marcou presença no evento. Ele estava acompanhado da nora Valquíria de Araújo Andrade e das netas Tarsila Andrade e Lorena Andrade. Elas também são parentes – neta e bisnetas – da 1ª primeira-dama de Arujá, Maria Benedita de Souza, de 94 anos. Viúva do 1º prefeito da Cidade, Júlio Barbosa de Souza, Dona Maria, como é conhecida, é uma das figuras mais queridas da cidade por sua simpatia.

Segmentos representativos da Cidade com a colônia japonesa tiveram sua participação destacada na Mostra pela intensa colaboração para o desenvolvimento de Arujá. Destaque para Hakuo Tamada, o mais antigo descendente de imigrantes japoneses.

Professor e sociólogo, João Machado teve sua obra e sua dedicação reconhecidas. É autor de 15 livros, sendo três sobre Arujá. Prepara atualmente o lançamento de uma nova publicação em que contará a história da Cidade desde 1580. “Iremos disponibilizar esse livro na rede municipal de ensino para que nossas crianças conheçam a nossa história”, adiantou Dr. Márcio Oliveira, que prestigiou a Mostra. Segundo ele, é salutar a iniciativa da Casa Legislativa de criar um espaço cultural e, especialmente, organizar uma exposição capaz de propiciar um resgate histórico. “Fiz questão de trazer meu filho para que ele também possa conhecer”, salientou.

Fotógrafo

Roger Soares percebeu sua paixão pela fotografia aos 14 anos, quando teve sua primeira máquina, e pouco antes de descobrir o vasto arquivo de registros feitos pela sua mãe desde o seu nascimento – mais precisamente, a partir do seu segundo ano de vida. Após 27 anos, Roger tornou-se um profissional experiente com passagens por portais de notícias, como o UOL, e grandes editoras, entre as quais, Abril e Globo. Enveredou pelo Fotojornalismo, mas sua especialidade é, segundo ele, “narrar a história das pessoas por meio de imagens”.

Na abertura da Mostra em Arujá, Roger ressaltou sua alegria e seu prazer em participar desde momento da Cidade. “Espero que seja o primeiro de muitos outros projetos que possam enaltecer os valores desta Cidade”.

Visitação

A Mostra Retratos de Arujá está instalada no Hall Mirandy Ferreira Magalhães, na Câmara de Arujá (Rua Rodrigues Alves, 51). Seguirá aberta à visitação até 27/6, das 10h às 16h, inclusive durante o horário de almoço. A entrada é gratuita.

Duas monitoras orientarão o público. Grupos escolares ou entidades poderão agendar suas visitas por telefone diretamente na Secretaria Administrativa pelo número 4652-7029 (falar com Patrícia Oliveira).


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 13/06/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA