Reynaldinho é eleito Presidente da Câmara de Arujá

11dez
image_pdfimage_print

O vereador Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Arujá. A votação ocorreu durante a 41ª Sessão Extraordinária realizada na segunda-feira (10/12). A Mesa Diretora de 2019 ainda será composta por Gabriel dos Santos (PSD), na Vice-Presidência; Rafael dos Santos Laranjeira (PSB), na 1ª Secretaria, e Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, reeleita para a 2ª Secretaria.

Outros três vereadores concorreram à Presidência: Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval, Renato Bispo Caroba (PT), que já presidiu a Casa em 2016, e Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car.

Todos tiveram oportunidade de apresentar suas candidaturas. Profº Edval apostou na necessidade de mudança. “Nós podemos mudar e defender aquilo que tem valor”, ressaltou. Caroba destacou a importância de o Legislativo adotar uma postura independente do Executivo e de aproximação com o povo. “Não há vaidade pessoal. Há sim a preocupação em atuar da porta da Câmara para fora, por meio de uma candidatura que represente a oposição”. Paraíba Car também focou na atuação mais autônoma do Poder Legislativo e na transparência. “Quero ter a responsabilidade de ter a pauta na mão”, pontuou.

Reynaldinho fala sobre seus planos de modernização da Casa Legislativa. Foto: Imprensa/CMA

Reynaldinho destacou o processo democrático de escolha da Mesa Diretora e pediu nova oportunidade de administrar a Casa. “Quero fiscalizar o erário e buscar resultados para a cidade”, afirmou. Apesar de ressaltar que não fez mais que sua obrigação, destacou a aprovação de suas contas nos dois períodos em que coordenou a Casa – 2012 e 2015.

Ainda em sua fala, Reynaldinho relembrou sua tentativa frustrada de reeleição em 2016, episódio que descreveu como “situação atípica, acidente de percurso”. Naquele ano, Renato Caroba fora eleito com apertada maioria, graças ao voto do “grupo dos oito”, como ficou conhecido o bloco parlamentar que o alçou à Presidência.

Desta vez, no entanto, o petebista venceu com folga: 12 votos. Feliz, distribuiu presentes simbólicos aos vereadores. Segundo ele, no final de semana anterior à eleição foi a Aparecida pedir a Nossa Senhora que iluminasse a decisão dos colegas. Será Presidente pela terceira vez.

Vice-Presidência

Gabriel dos Santos (PSD) foi eleito Vice-Presidente da Casa para o ano de 2019. Até então, ele ocupava a 1ª Secretaria da Mesa Diretora. O parlamentar disputou a vaga com Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval. Conquistou 12 votos.

Com 12 votos, vereadores elegeram Reynaldinho, presidente do Legislativo. Foto: Imprensa/CMA

Além de seu próprio voto, Profº Edval foi o escolhido de Renato Caroba para o posto. Paraíba Car se absteve.

1ª Secretaria

Rafael dos Santos Laranjeira (PSB) foi candidato único à 1ª Secretaria da Casa. Foi eleito para o cargo com 12 votos. Três vereadores se abstiveram: Renato Caroba (PT), Paraíba Car (PSDC) e Profº Edval (PSDB).

2ª Secretaria

A Profª Cris do Barreto foi reconduzida à 2ª Secretaria. Ela obteve 11 votos. Quatro vereadores se abstiveram: Profº Edval (PSDB), Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, Renato Caroba (PT) e Paraíba Car (PSDC).

Exaltados

O presidente Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, teve de solicitar intervenção da Polícia Militar para conter os ânimos de alguns cidadãos que foram acompanhar a eleição da Mesa. O vereador Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, também se exaltou. Não houve, no entanto, necessidade de interrupção dos trabalhos.

Diálogo

Em coletiva à Imprensa, após finalizada a Sessão, Reynaldinho destacou as responsabilidades da Presidência e garantiu que sua posição em relação ao Poder Executivo será de diálogo. “A postura é sempre de mediação”, afirmou aos jornalistas. Sobre seus planos, adiantou que pretende implementar proposta de modernização da estrutura da Casa “a fim de melhorar a acomodação dos munícipes e de todos os que trabalham no Legislativo” e investir em ações de sustentabilidade como a instalação de equipamentos de captação de energia solar.

Abelzinho desejou “sucesso” ao novo Presidente enfatizando sua “capacidade administrativa” e cumprimentou toda a Mesa Diretora pela eleição.

A composição das Comissões Permanentes para o ano de 2019 será decidida posteriormente.

Os ex-vereadores Gilberto Daniel, o Gil do Gás, e Jussival Marques de Souza prestigiaram a Sessão.

(Atualização feita em 11/12/2018 às 9h54)

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Publicado em 11/12/2018

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA