Rogério da Padaria pede convocação de secretária de Educação para apresentar plano de investimento

11nov

A pedido do vereador Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, a Câmara de Arujá deverá convocar a secretária de Educação Maria Goretti Alencar Aguiar para apresentar em detalhes ao Legislativo o plano de investimento previsto para a rede municipal no próximo ano.

17.04.15_Secretaria_Educacao

Maria Goretti, secretária de Educação

Em tribuna, Rogério da Padaria afirmou que, apesar de a Prefeitura ter aplicado percentual maior que o exigido na Constituição na área da Educação, os investimentos não refletiram na melhoria da infraestrutura das unidades e na qualidade de ensino. “A Educação tem ¼ do orçamento. Em 2013 foram gastos 27% com a pasta. Mas o que foi feito? A escola tem qualidade? Temos professores? Tem creche para todo mundo? Então, o problema não é dinheiro, é falta de capacidade de gestão”, apontou Rogério durante pronunciamento feito na sessão ordinária de 9/11.

06.11.15_Rogerio_GeraldoMontibeller_observa

Rogério observa uma das rachaduras existentes na Geraldo Montibeller

Ele deu exemplos de problemas recorrentes encontrados nas escolas e que aguardam providências desde 2013. “A escola Geraldo Montibeller, no Jardim Pinheiro, continua com rachaduras, aliás, elas estão maiores. Há unidades que não têm professor de educação física, também identificamos dificuldades com merendeiras e serventes, a escola Hermínia Araki, no Barreto, aguarda há anos a construção de sete salas de aula. Ou seja, a secretária tem de vir à Câmara e explicar onde aplicará o dinheiro no ano que vem, pois são mais de R$ 80 milhões de orçamento”, reforçou.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) – projeto de lei nº 187/2015 – enviada pelo Executivo à análise da Casa e que segue tramitando nas Comissões –  prevê receita de pouco mais de R$ 245 milhões para Arujá em 2016 – R$ 20 milhões a mais do que em 2015. A Educação terá o maior valor volume de recursos, seguida da Saúde com R$ 61,151 milhões.

O presidente da Casa, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, informou, ainda durante a sessão, ter solicitado à Secretaria da Casa a elaboração de ofício de convocação da titular da pasta.

Publicada em 11/11/2015