Saúde presta contas mas Paraíba Car diz que números da Saúde não refletem qualidade

23maio

A Prefeitura de Arujá investiu 32,78% da receita do município em saúde no primeiro quadrimestre de 2016 – mais que o dobro do exigido pela Constituição Federal – 15%. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde durante a audiência pública de prestação de contas realizada na última quinta-feira (19/5).

19.05.16_AP_Saude_financas

Saúde faz balanço de investimentos

Os técnicos também apresentaram balanço de atendimento nas unidades de saúde, realização de exames, andamento de obras, vigilância sanitária e zoonose.

19.05.16_AP_Saude_ParaibaCar_6

Paraíba questiona novo secretário

Somente no Pronto Atendimento (PA) Central foram efetuadas mais de 37,4 mil consultas nas especialidades de clínica geral, pediatria e ortopedia. No PA do Barreto os números chegaram a 23.485 entre os meses de janeiro e abril deste ano. A Maternidade Dalila Ferreira Barbosa efetuou 326 partos, sendo 60% parto normal. Uma média de 1,1 mil pacientes foram transportados pelo serviço de ambulância municipal e a cobertura da vacinação contra H1N1 alcançou 82% das crianças e 98% dos idosos.

A apresentação detalhada, no entanto, não deixou satisfeito o vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, que acompanhou a audiência até o final. “Infelizmente, os números não refletem na qualidade do atendimento prestado à população”, lamentou. Ele também acredita ser necessário ampliar o alcance da reunião de prestação de contas – “para que mais pessoas possam participar” e o município deve trabalhar para oferecer mais serviços de média complexidade. “Ainda temos muitas reclamações”, pontuou.

O novo secretário Eduardo Ferreira da Silva, que assumiu no lugar de Clarinda de Fátima Carneiro, afirmou que “nenhum serviço é 100%”, mas que a equipe é compromissada e disposta a aperfeiçoar constantemente o trabalho. “Estamos à disposição para ouvir e contamos com a Câmara para nos ajudar”, finalizou.

Leia mais sobre esse assunto: Saúde faz prestação de contas na Câmara

Publicado em 23/05/2016