Saúde renova parte da frota com recursos de emendas impositivas

14dez
image_pdfimage_print

Cinco carros adquiridos pela Secretaria de Saúde para atendimento à população foram comprados com recursos de emendas impositivas propostas pelos vereadores ao Orçamento de 2020. Os veículos entregues no último dia 8/12 já estão disponíveis e servirão para melhoria do serviço de transporte ambulatorial – uma antiga reivindicação do Legislativo.   

Por lei, 50% do dinheiro do Orçamento Impositivo, criado em 2017, deve ser aplicado em ações na área de saúde.

(da esquerda para a direita): Maguila, presidente do Conselho Municipal de Saúde: Reynaldinho; José Luiz, prefeito de Arujá; Carmen Pellegrino, secretária de Saúde; Profº Edval; Gabriel dos Santos, presidente da Câmara; Profª Cris do Barreto; Rafael Laranjeira e Vinícius Pateta.

Em 2020, os recursos indicados pelos vereadores Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho; Edval de Oliveira Paz (PSDB), o Profº Edval; Sebastião Viera de Lira (Republicanos); Renato Bispo Caroba (PT); Rogério Gonçalves Pereira (PDT), o Rogério da Padaria, e Gabriel dos Santos (PSD) somaram mais de R$ 720 mil. Com o dinheiro, a Secretaria garantiu a compra de dois veículos no modelo Spin; duas vans adaptadas e uma van de 16 lugares.

De 2017 a 2020, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 19 novos veículos.

Também incrementaram o orçamento emendas destinadas por deputados estaduais e federais (Veja lista completa abaixo).

De acordo com informações da pasta, além do setor de transporte, os veículos serão utilizados nos programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Melhor em Casa e DST/AIDS; no Canil Municipal e no serviço de combate à dengue. A relação ainda inclui micro-ônibus, ambulâncias, saveiro e carros de passeio.

O prefeito José Luiz Monteiro (MDB) realizou uma vistoria nos carros e destacou a importância de entregar à população uma frota renovada e adaptada. “O foco é dar dignidade para as pessoas que necessitam de transporte na saúde. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista, que é da população”, afirmou.

Ele esteve acompanhado da secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, e também dos vereadores Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, Edval Barbosa Paz (PSDB), o professor Edval, Gabriel dos Santos (PSD), atual presidente da Câmara; Rafael Santos Laranjeira (Rede); Reynaldo Gregório Júnior (PTB), o Reynaldinho,  e do vereador eleito Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Pateta.

Emendas

Confira, a seguir, a lista dos carros e suas respectivas indicações de recursos:

•          Recursos da Prefeitura: um veículo modelo Spin, que acomoda sete pessoas, um veículo modelo Oroch, que está sendo utilizado no Canil Municipal, além de uma Saveiro, usada no serviço de combate à dengue;

•          Emendas impositivas dos vereadores Abelzinho e Professor Edval: dois veículos no modelo Spin;

•         Emendas impositivas dos vereadores Paraíba Car e Gabriel dos Santos: uma van com 16 lugares;

•          Emendas impositivas dos vereadores Renato Raroba, Rogério da Padaria e Gabriel dos Santos: duas vans adaptadas;

•          Deputado federal Roberto de Lucena: duas ambulâncias furgoneta;

•          Deputado federal Carlos Zarattini: uma Van Master, de 16 lugares, e três veículos de passeio, modelo Gol, que acomodam 5 pessoas cada um;

•          Deputado federal Junji Abe: um veículo, modelo Gol, que acomoda cinco pessoas;

•          Deputado federal Baleia Rossi e deputado estadual Itamar Borges: um micro-ônibus, que acomoda até 24 pessoas e atua no transporte clínico de pacientes;

•          Deputada federal Marta Suplicy: uma ambulância furgoneta;

•          Deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor: ambulância tipo A – Van Master;

•          Recursos do Ministério da Saúde: um carro modelo Triton L200.

*Com informações da Prefeitura de Arujá.

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

*Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA

14/12/2020