Secretária de Saúde reavaliará procedimento utilizado pelo Caps para troca de receita

10abr

09 de abril de 2019 – A secretaria de Saúde pretende reavaliar os procedimentos adotados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para substituição de receita destinada à compra de medicamentos de uso controlado. A medida foi anunciada pela gestora da pasta Carmen Araújo Pellegrino durante reunião realizada na terça-feira (9/4) na Câmara de Arujá a pedido do vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria.

Conforme relatou o parlamentar, pacientes que precisam de nova receita para a compra de remédios são obrigados a ficar mais de quatro horas aguardando “encaixe” na agenda do médico. “O tratamento é desumano, pois as pessoas são obrigadas a chegar às seis da manhã, mas somente são atendidas após às 10h30”, afirmou.

Benedito “Maguila” e a secretária de Saúde Carmen Pellegrino

Segundo Carmen, há um problema “cultural” já que os pacientes são avisados previamente de que não serão atendidos de imediato.

A justificativa, no entanto, não convenceu Rogério da Padaria. “Se a Secretaria sabe que o paciente terá de retornar a cada dois meses para trocar a receita porque não agenda esse atendimento?”, questionou.

A consulta com um psiquiatra na rede pública municipal é marcada com intervalos de quatro meses, enquanto que a receita permite a compra de medicamentos para, no máximo, 60 dias. O motivo, conforme explicou Benedito Souza Ferreira, o Maguila, que atende no Caps, é evitar a utilização inadequada e até mesmo uma intoxicação dos pacientes.

“A preocupação é válida, no entanto, a gestão é ruim porque temos uma demanda reprimida”, concluiu Rogério.

A secretária informou que, além de rever o fluxo, está discutindo a possibilidade de contratação de um novo médico psiquiatra para a rede.

Também participaram da reunião os vereadores Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus, Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, e Rafael Santos Laranjeira (PSB).

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br