‘Sem orçamento’, Prefeitura descarta instalação de câmeras em escolas

05jul
image_pdfimage_print

A Prefeitura de Arujá não deve atender, ao menos neste momento, à indicação de anteprojeto sob nº 1976/2018, que trata das diretrizes gerais de segurança e de proteção à infância e à juventude no ambiente educacional e escolar. A proposta, de autoria da vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, previa, entre outras medidas, a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades escolares do município. Segundo o Executivo, no entanto, não há recursos para atender a demanda pelo impacto financeiro.

Vereadora Cris do Barreto destacou que segurança dos alunos deveria ser prioridade do governo. Foto: Imprensa/CMA

Entre os motivos argumentados para a recusa, consta que serviços desta natureza necessitam de infraestrutura de rede de internet e demais estruturas, o que geraria um custo aproximado de R$ 1 milhão ao município. A Prefeitura justificou ainda que o município já dispõe de alarme em todos os prédios próprios da Educação a um custo de cerca de R$ 93 mil. “Entendemos a importância destas ferramentas, contudo, diante do nosso orçamento e prioridades torna-se inviável”, disse a resposta oficial.

O posicionamento da Prefeitura foi lamentado pela proponente do anteprojeto, a Profª Cris do Barreto, para a qual o crescente aumento da violência e a sensação de insegurança nos ambientes de educação reforça a urgência da medida. “Infelizmente, a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico por meio de câmeras de vigilância, inclusive nas salas de aula, tornou-se um recurso fundamental. É evidente que isto demanda um custo, porém a proteção de nossas crianças e jovens deve ser prioridade de governo”, pontuou a parlamentar, que também atua na rede de ensino municipal.

OUTROS REQUERIMENTOS

Na mesma remessa de respostas a requerimentos parlamentares, mencionada em Plenário na sessão do dia 29/06, a Prefeitura posicionou-se quanto a outra demanda da Profª Cris do Barreto.

Dessa vez em resposta ao requerimento nº 1295/2018, que solicitava a implantação de um playground ao lado do Céu Cerejeiras (Centro de Esportes Unificados), no Jardim Cerejeiras, o Executivo disse que já há previsão da obra para este semestre.

 

 

 

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA

Publicado em 05/07/2018