Servidores da Câmara aprendem técnicas de defesa pessoal

06jun
image_pdfimage_print

Servidores da Câmara Municipal de Arujá tiveram a oportunidade de participar no último dia 31/5 de um workshop de Defesa Pessoal Urbana ministrado pelo professor Marcus Vinícius Tavares, o Giga.

Luiz Fernando (PSDB) abriu os trabalhos com o professor Giga

O objetivo foi ensinar aos alunos técnicas básicas de defesa diante de uma abordagem indesejada. A orientação serve para todos, mas especialmente ao público feminino. “No caso das mulheres, aprender essas técnicas é uma questão de empoderamento”, afirmou Giga considerando os altos índices de violência contra esse grupo. “É preciso que elas saibam que podem se defender, independentemente da força física”.

Proposta do workshop foi orientar sobre formas de se defender de abordagens

O workshop foi organizado pelo mandato do vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) que participou da abertura dos trabalhos. Ele salientou a importância da iniciativa como forma de valorização do servidor público.

Os movimentos ensinados tiveram como base as técnicas utilizadas na arte marcial Hapkido. Eles ajudam a vítima a se desvencilhar de várias formas de ataque.

Giga também deu orientações sobre segurança pessoal. “O melhor é sempre evitar a reação, principalmente, se no momento da abordagem o indivíduo estiver armado”, alertou. “A reação deve ser algo estudado e feito diante da necessidade de legítima defesa da própria vida”.

Ele ainda afirmou ser importante tomar medidas preventivas como evitar distrações enquanto caminha pela rua. “É sempre bom evitar falar ao celular na rua, por exemplo, e se atentar a movimentações suspeitas quando estiver chegando próximo de casa”, reforçou.

O workshop teve duração de três horas. Os participantes receberam certificado de participação. O trabalho contou com apoio da Presidência da Casa.


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 06/06/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA