Seu Joaquim do Barreto recebe Título de Cidadão Arujaense

22jan
image_pdfimage_print

O líder comunitário e ex-vereador Joaquim José de Macedo é o mais novo Cidadão Arujaense. Ele foi agraciado com a honraria por iniciativa do vereador Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, durante Sessão Solene realizada no último dia 17/1 no Plenário Vereador João Godoy.

da esquerda para a direita: Erinaldo Macedo, sobrinho, seu Joaquim, o filho, Antônio José, e a esposa, Maria do Socorro e a irmã, Raimunda Coelho, prestigiaram a Sessão Solene da Tribuna de Honra

Acompanhado de familiares, Seu Joaquim, como é mais conhecido, fez questão de demonstrar sua gratidão ao Legislativo e à cidade de Arujá. “Agradeço de coração o reconhecimento de todos os vereadores, amigos e, especialmente, de Rogério a quem considero como membro de minha família”, afirmou em discurso na Tribuna da Casa.

Durante a sua fala, relembrou sua atuação como cidadão e político e garantiu que as diferenças ideológicas nunca o impediram de buscar o consenso e dialogar com o objetivo de auxiliar na solução dos problemas do município. “Quando há trabalho, não há empecilho”, pontuou.

Nascido no município de São João do Piauí, Seu Joaquim é casado há 27 anos com Maria do Socorro e pai de um garoto, Antônio José. Foi eleito vereador no ano de 2000 pelo PT, mas não conseguiu a reeleição. Mesmo assim, continuou engajado nas lutas populares por meio dos Conselhos Municipais.

Abdicou de uma nova candidatura ao apoiar o então iniciante Rogério da Padaria. “Não me arrependo desta decisão”, garantiu.

da esq. para a direita: Marcio Oliveira, vice-presidente, Rogério da Padaria, Seu Joaquim e Abelzinho

Rogério da Padaria também mora no Barreto e, em 2016, iniciou seu segundo mandato como o vereador mais bem votado de Arujá. Ele agradeceu o apoio dado por Seu Joaquim e retribuiu os elogios. “Tive a honra de ser convidado por ele para entrar na política. Ele fez muito por esta cidade e sua família deve sentir imenso orgulho dele. Continuaremos juntos e unidos”, disse Rogério.

O projeto de Decreto Legislativo, que propôs a entrega do Título, foi aprovado por 14 votos durante a 18ª Sessão Extraordinária realizada em 15/12.

Na Sessão Solene estiveram presentes os parlamentares Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli, Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), o Luiz Fernando, Rafael Santos Laranjeira (PSB), o Rafael Laranjeira, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, e Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão.

Amigos e autoridades prestigiaram entrega de Título

O presidente do Legislativo, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, que conduziu a solenidade, destacou sua alegria em poder prestigiar Seu Joaquim neste momento. “Fico feliz em ter essa oportunidade e aproveito para trazer o abraço de meu pai, Abel Larini, ao senhor”, frisou.

Representando o prefeito José Luiz Monteiro (PMDB), o vice-prefeito Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio, que também já foi vereador, falou sobre a dedicação de Seu Joaquim às causas e sua “militância incansável”. “Ele é digno deste título e testemunho este momento com alegria, pois a Câmara está reconhecendo uma pessoa que, de fato, tem compromisso com a população”.

Biografia

Morador do Parque Rodrigo Barreto desde 1.991, Seu Joaquim possui uma extensa lista de serviços prestados ao município como membro dos Conselhos da Cidade, da Saúde e do Meio Ambiente e chegou a ingressar com três Ações Civis Públicas para garantir o direito dos cidadãos arujaenses – a última, datada de 2015, impediu a alteração do nome do Barreto para Pirituba.

Filho de agricultores, o novo Cidadão Arujaense foi trabalhador rural até os 18 anos. Cursou o antigo Mobral e depois estudou Administração, Contabilidade e Magistério.

Seu Joaquim anunciou sua decisão de deixar Arujá e voltar à sua cidade natal onde, segundo ele,  já recebeu as boas-vindas. “Importante saber que estamos sendo aguardados dessa forma, depois de tanto tempo, e que também poderei voltar aqui, algum dia, com a certeza de ser bem recebido”, finalizou.

O Decreto Legislativo nº 230/17, assinado pelo Presidente da Casa, e que oficializa a concessão do Título, foi publicado na edição de 23/12/2017 do jornal Diário de Arujá.

O padre Geraldo Magela, que atua no Barreto, também prestigiou a Sessão Solene e compôs a mesa de autoridades.

 

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 22/01/2018

Fotos: Imprensa/CMA