Teste para detectar sinais de autismo torna-se obrigatório nas unidades de saúde

07jan
image_pdfimage_print

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Arujá terão de aplicar o Questionário M-CHAT em crianças atendidas na rede municipal a fim de identificar sinais que apontem riscos de desenvolvimento do espectro autista. A proposta, de autoria da vereadora Ana Cristina Poli (PL) e aprovada pela Câmara de Arujá, tornou-se a Lei Municipal nº 3243/2019, em vigor desde 4 de janeiro de 2020, data de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico.

Conforme explicado no projeto de Lei nº 250/2019, o M-CHAT significa Modified Checklist for Autism in Toddlers e é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada com o objetivo de identificar traços de autismo em idade precoce. Consiste num questionário extremamente simples com 23 questões do tipo sim/não que deve ser preenchido por pais de crianças entre 18 a 24 meses de idade. As respostas levam em conta as observações dos pais com relação ao comportamento da criança.

Semana do Autismo realizada em abril lotou dependências do Plenário

“Este questionário é um instrumento de triagem, validado para a língua portuguesa, mas que não tem a pretensão de estabelecer um diagnóstico. Se a criança pontua no questionário, ela deve ser encaminhada a um profissional qualificado – pediatra, neurologista ou psiquiatra – para uma avaliação mais criteriosa”, explicou Ana Poli.

Ela acredita, no entanto, que a identificação dos sinais precoces de autismo, por meio do questionário, é uma medida importante para auxiliar a família na busca de tratamento, permitindo o acompanhamento adequado e imediato da criança no caso de confirmação da suspeita.

Entre os principais sinais de alerta de autismo em crianças destacam-se: atrasos de linguagem; dificuldade de interação social; falta de diálogo; tendência a não encarar ou olhar nos olhos; comportamentos repetitivos; insistência em brincar com o mesmo brinquedo ou em comer o mesmo alimento; entre outros.

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA