Vereador pretende reunir secretários para discutir novo acesso na Renova dos Santos

04fev
image_pdfimage_print

O vereador Márcio José de Oliveira (PROS), o Dr. Márcio pretende apresentar de forma conjunta às secretarias de Planejamento, Obras e Serviços da Prefeitura de Arujá a proposta de construção de uma via paralela à avenida Renova dos Santos, na altura do Condomínio 5. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é racionalizar a entrada e saída de veículos e pedestres, desafogar o trânsito nas proximidades e prover a segurança dos usuários da via – que também serve de ligação para outro residencial e um colégio.

Um esboço do projeto foi enviado à Secretaria de Obras para análise anexo ao requerimento 1498/14 de autoria do parlamentar. Em resposta, o secretário Juvenal Penteado explicou que a viabilização da via alternativa dependerá da conclusão do projeto do corredor de ônibus intermunicipal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). “Acreditamos que o projeto básico do corredor de ônibus será finalizado (o prazo era janeiro/2015) e, a partir daí, teremos as definições de entroncamentos, rotatórias e alargamentos de via que, consequentemente, nos darão suporte para regularizar o acesso pretendido”, salientou.

Dr. Márcio, no entanto, disse que insistirá para que a Prefeitura assuma a realização da obra, independente do projeto do Estado. “É uma obra de readequação que reduzirá muito os problemas de mobilidade em frente aos condomínios e na avenida Renova. Além disso, o corredor intermunicipal, acredito, não terá influência neste trecho”.

Atualmente, moradores, prestadores de serviços e funcionários utilizam a rotatória da Renova para acessar a portaria principal. Há estimativas, segundo Dr. Márcio, de que, pelo menos, 2.600 veículos circulem diariamente pelo local. Nos horários de pico, quando há um aumento considerável de carros formam-se longas filas, dentro e fora do condomínio, provocando congestionamento. “Não há sinalização que resolva e os acidentes se tornaram constantes”, reforçou.

A arquiteta Giovana Dias de Campos, que presta assessoria técnica ao Condomínio elaborou o croqui apresentado à Prefeitura, explicou que a obra é simples, e ocupará duas áreas localizadas às margens da avenida Renova. A primeira intervenção viária permitiria a entrada no Condomínio de motoristas que estivessem trafegando no sentido Itaquá-Arujá; a segunda, um pouco mais extensa, a saída de quem está no Condomínio e pretende seguir sentido Centro pela avenida Renova. “Não fizemos o cálculo dos custos, mas o tempo de execução é de cerca de 30 dias”, estimou Giovana.

Dr. Márcio também já havia protolocados dois ofícios – os de número 164 e165 nas secretarias de Serviços e Obras, respectivamente, solicitando a adoção desta proposta como solução para o trânsito no local. “Esta obra é importante, não apenas para os moradores, mas para todos que acessam os serviços públicos mantidos aqui – como a secretaria de Cultura e a Central de Abastecimento da Secretaria de Educação”, finalizou o parlamentar.

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
Publicada em 04/02/2015