Vereadores enviaram mais de 200 pedidos de limpeza urbana à Prefeitura no 1º semestre

01ago

A Câmara de Arujá encaminhou, de janeiro a julho, 203 indicações e requerimentos solicitando a limpeza de áreas urbanas no município. As proposituras destinam-se principalmente a retirada de lixo, entulho e mato alto de terrenos, logradouros públicos, córregos e calçadas da cidade. Os dados estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.

Dr. Marcelo Oliveira é autor de projeto de Caçamba Social, que tramita na Câmara. Foto: Imprensa/CMA

Os números são sintomáticos do constante descarte irregular e consequente acúmulo de detritos pela cidade, problema que Câmara tem tentado amenizar. Exemplo disso é o projeto de Lei nº 147/2018, de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Marcelo José de Oliveira (PRB), o Dr. Marcelo Oliveira, que tramita na Câmara. A proposta é instalar caçambas metálicas de até cinco metros cúbicos em pontos viciados de descarte.

“É um projeto que visa amenizar o problema crônico do descarte irregular de lixo e garantir uma melhor qualidade de vida e proteção ao meio ambiente”, destacou o Dr. Marcelo Oliveira.

Cerca de 154% das proposituras de limpeza são do vereador Pastor Edimar do Rosário

Do total de pedidos de limpeza protocolados pela Câmara, 15% partiu do gabinete do vereador Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus. O parlamentar fez 31 pedidos de zeladoria em diversos bairros arujaenses, mas principalmente no Parque Rodrigo Barreto, onde o problema do descarte irregular é sensivelmente mais grave. “O descarte de lixo e entulho em locais indevidos não gera apenas um problema à paisagem da região, mas também ao meio ambiente como um todo. É função do vereador estar atento e sensível às demandas da população nesse sentido”, disse Edimar.

Castelo Alemão também se preocupou em propor ações de zeladoria

Outro vereador que fez indicações de limpeza de áreas urbanas foi Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão. O parlamentar requereu ao Executivo de limpeza em ruas do Jardim Yamamoto, bairro Tupã, bem como a limpeza e capinagem em toda extensão que margeia o rio Baquirivu, na Avenida Governador Mario Covas. “Sabemos que não basta a limpeza dos lixos e detritos das ruas e calçadas, também é necessário estar atento à desobstrução das galerias pluviais e córregos, para que não tenhamos problemas de enchente em épocas de chuvas mais intensas”, destacou Castelo Alemão.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br