Vereadores participam de entrega de pista Marginal da Dutra e Ministro anuncia passarelas

25set
image_pdfimage_print

Vereadores de Arujá prestigiaram na manhã de sexta-feira (25/9) a entrega da pista marginal à Rodovia Presidente Dutra (BR 116), na região de Guarulhos (SP), sentido São Paulo. A cerimônia contou com a presença do Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

25.09.15_Ministro_Antonio_Carlos_Rodrigues

Ministro Antônio Carlos Rodrigues durante entrevista

O novo acesso, construído entre os quilômetros 221,6 e 216, pretende melhorar o fluxo de veículos, ampliando a capacidade de absorção do tráfego. Na região circulam, diariamente, nos dois sentidos, cerca de 180 mil veículos. Com a conclusão da obra, não será mais necessário adotar o sistema de pista reversível para chegada à Capital.

A pista, que possui 14,80 metros de largura e conta com três faixas de rolamento, acostamento, faixas de aceleração, acessos aos bairros e empresas lindeiras, além de trechos de pistas locais, fará a interligação da região guarulhense do Bonsucesso com o trecho marginal já existente.

“Esta pista também ajudará quem mora em Arujá e utiliza diariamente a Dutra para chegar a São Paulo ou a Guarulhos a trabalho ou para estudar”, explicou o vereador Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), o Castelo Alemão.

Foram investidos R$ 116 milhões e cerca de 400 trabalhadores se envolveram na obra, cuja responsabilidade foi da CCR Nova Dutra em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Passarelas

Antiga reivindicação da população e de várias lideranças políticas de Arujá, entre as quais, os vereadores, as obras das passarelas sobre a Via Dutra no trecho de Arujá serão autorizadas até o final de outubro pelo Ministério dos Transportes. A confirmação foi feita ao prefeito Abel Larini e aos deputados Marcio Alvino (PR) e André do Prado (PR) durante a entrega das novas marginais da rodovia, em Guarulhos.

25.09.15_Lucia_Castelo_marginal

Castelo Alemão e Lúcia Ribeiro na Marginal da Via Dutra

A verba para as duas passagens sairá do contrato da concessionária CCR Nova Dutra, conforme o ministro anunciou ao receber o prefeito, em Brasília, no mês de julho.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes, Jorge Bastos, o projeto executivo das obras já está sendo realizado. “As passarelas de Arujá estão incluídas nesse pacote de obras que deve ser autorizado até o final de outubro para que a concessionária faça o planejamento”, disse.

Em entrevista concedida à Imprensa, o diretor-presidente da CCR, Ascendino Mendes, informou que pedirá o licenciamento ambiental das passagens de pedestres assim que elas estiverem autorizadas. “Tendo a autorização, é só iniciar os trâmites para licenciar a obra e iniciá-la”.

Também participaram da solenidade os vereadores Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, Gabriel dos Santos (PSD), Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro,  além do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), do vice-prefeito de Mogi das Cruzes, José Antonio Cuco Pereira (PMDB) e do deputado estadual Alencar Santana (PT).

Câmara de Arujá

4652-7015

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

25/09/2015

com informações da Prefeitura de Arujá/CCR Nova Dutra