Vereadores seguem vistoriando unidades escolares antes do retorno às aulas presenciais

Os vereadores Jean Mark Gonçalves (PDT), o Jean da Padaria, e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) vistoriaram em 12/2 as instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Márcia Poli, no bairro Mirante. A diligência faz parte da fiscalização das condições físicas das unidades de ensino antes da retomada das aulas presenciais, previstas para 15 de março na rede municipal de Arujá.

Os parlamentares foram recepcionados por servidores que apontaram as principais demandas do local, tais como a instalação de uma área recreativa para as 176 crianças atendidas nos três turnos da creche. Espaço não é problema: conforme os vereadores constataram, há uma ampla área com gramado na unidade, porém sem brinquedos adequados à faixa etária dos estudantes.

Ainda foram apontados problemas como bancadas sem encosto no refeitório, consideradas inadequadas à faixa etária dos matriculados; colchonetes em estado precário no berçário; janelas do berçário e refeitório emperradas; infiltrações nas salas administrativas e falta de cobertura no corredor que liga o prédio principal ao anexo.

Apesar dos problemas, após reformas recentes, a unidade não apresenta infiltrações nas salas de aula, como fora constatado em vistorias anteriores da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social em 2019.

“Os problemas que constatamos são pontuais. Certamente a secretária de Educação, Elaine Gentil, irá dar a devida atenção às demandas”, avaliou Jean da Padaria.

Já o vereador Luiz Fernando, que é presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social em 2021 anunciou que fiscalizará incisivamente o retorno às aulas presenciais, especialmente nas creches, para verificar o cumprimento dos protocolos de segurança. “Há uma dificuldade ainda maior quando se tratam de crianças pequenas, pois é difícil manter o distanciamento. Logo, é preciso atenção dobrada à segurança dos profissionais”, ponderou.