19nov
18.11.15_Daisaku_publico_plenario

Público lota galerias do plenário João Godoy

Em uma cerimônia marcada pela alegria e sonoridade do coral Uirapuru, o vice-presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) Wagner Takeshi Issami recebeu, em nome do líder budista e presidente mundial da associação, Daisaku Ikeda, o Título Honorífico de Cidadão Arujaense. A distinção foi concedida pela Câmara de Arujá por iniciativa do vereador Renato Bispo Caroba (PT) durante sessão solene realizada na quarta-feira (18/11) no plenário Vereador João Godoy e presidida por Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho.

Do Japão, onde mora, Ikeda escreveu uma carta de agradecimento, ressaltando que “mesmo não tendo feito contribuição à altura recebia, com muita honra e humildade, este título”. Destacou a importância da educação no desenvolvimento do potencial das pessoas e a necessidade de “despertar no coração dos jovens o senso de justiça”.

Pacifista desde a juventude, Ikeda acumula honrarias pelo mundo e aos 87 anos permanece atuante na sua missão de promover a paz. Anualmente, ele encaminha à Organização das Nações Unidas (ONU) um documento, no qual elenca as medidas que acredita serem necessárias à conquista da paz mundial. “O nosso presidente prega acima de tudo a importância do diálogo e do respeito às diferenças”, salientou Issami.

18.11.15_Daisaku_publico_coral

Coral Uirapuru anima sessão solene

A Soka Gakkai está presente em mais de 190 países e em todos os estados brasileiros. Possui mais de 200 mil membros no Brasil e cerca de 340 em Arujá, uma das primeiras cidades a aplicar a filosofia.

18.11.15_Daisaku_publico

Público vibra com apresentação musical

“Tenho a grande honra de conceder este título ao Sr. Daisaku Ikeda pois também penso que a maior revolução a ser feita é a revolução do ser humano. As reflexões sobre a paz nunca foram tão fundamentais e diante do que representa este homem, acredito que este Título seja um privilégio para Arujá, pois permitirá a nossa cidade constar de sua biografia”, disse Caroba.

Formado nas Faculdades Fuji Junior, Daisaku Ikeda também é autor de romances, ensaios e poesias sobre temas variados abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos foram traduzidos em mais de 14 idiomas. Nascido no Japão, assumiu a Soka Gakkai em 1960 e, desde então, trabalha para a expansão da filosofia Nichiren Daishonin. É casado com Kanebo e tem dois filhos – Hiromasa e Takahiro.

“Neste momento todos os nossos associados estão muito felizes, pois hoje a Soka Gakkai é internacionalmente reconhecida e tem a clareza de que precisamos ter um pensamento cosmopolita. No mundo atual, somos todos vizinhos”, disse Issami em seu discurso. Na data da entrega do Título, a SGI completou 85 anos de existência no mundo.

A solenidade ainda contou com a presença de Tatsunori Adachi, consultor da subcoordenadoria da ASG, e dos vereadores Wilson Ferreira da Silva (PSB), Dr. Wilson, Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro, Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), o Castelo Alemão, e Gabriel dos Santos (PSD), primeiro secretário da Mesa Diretora.

Publicada em 19/11/2015

One thought on “Wagner Issami recebe das mãos de Renato Caroba Título de Cidadão em nome de líder budista

1. […] Relembre como foi a Sessão Solene. Clique aqui […]

Comments are closed.