11 de março de 2021
Anteprojeto propõe isenção de taxa em concursos públicos a mulheres em situação de violência
Anteprojeto propõe isenção de taxa em concursos públicos a mulheres em situação de violência
Mulheres em situação de violência doméstica e familiar poderão ser isentas de pagamento de taxa em concursos públicos municipais, caso o prefeito acate a proposta apresentada em Plenário pela vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto.
A parlamentar elaborou um anteprojeto que garante às mulheres esse direito desde que demonstrada a violência. "Estudos comprovam que os principais motivos de manutenção do vínculo familiar com o agressor estão relacionados a um perfil emocional caracterizado pela culpa, baixa autoestima e, principalmente, dependência econômica”, explicou Cris do Barreto em sua justificativa.
Na prática, auxiliar as mulheres a conquistar a autonomia financeira seria um primeiro passou para ajudá-las a se livrar do agressor que, na maioria dos casos, é o próprio companheiro. A informação inclusive consta do texto do anteprojeto, aprovado por meio da indicação nº 574/2021 na Sessão Ordinária de 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Para se tornar Lei, a iniciativa precisa retornar ao Legislativo em forma de projeto de autoria do Poder Executivo.
Ainda de acordo com o texto, para ter direito à isenção a mulher terá de apresentar boletim de ocorrência, que comprove a existência de relação violenta nos moldes do que prevê a Lei Maria da Penha.
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
11/03/2021
Publicado em:
Publicado por: