23 de dezembro de 2020
Governo anuncia retorno dos municípios à fase vermelha
Governo anuncia retorno dos municípios à fase vermelha
O governo do Estado de São Paulo anunciou o retorno dos municípios paulistas à fase vermelha do Plano São Paulo de combate à COVID-19 durante as comemorações de Natal e Ano-Novo. De 25 a 27/12/2020 e de 1º a 3/01/2021 somente poderão funcionar os serviços essenciais. A informação foi dada na terça-feira (22/12) pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, em coletiva extraordinária no Palácio dos Bandeirantes.
A retomada da fase mais restritiva de combate à pandemia foi necessária, segundo Patrícia, devido ao risco de colapso no atendimento do setor de saúde, já que houve aumento da contaminação e das internações. Na região de Presidente Prudente, por exemplo, a ocupação dos leitos alcançou 83%. A localidade foi reclassificada para a fase vermelha.
“As medidas servem para reduzir a velocidade de transmissão”, disse a secretária.
O coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19 João Gabbardo salientou o pesar com que a decisão foi tomada, no entanto, segundo ele “a opção foi não correr riscos e reduzir o número de infecções, internações e óbitos”. Além da insuficiência de leitos, também foi citado o problema da falta de profissionais para atendimento, caso haja grande aumento no número de pacientes.
Os prefeitos deverão publicar decreto ratificando a medida. Aqui em Arujá, o documento deve sair até esta quinta-feira (24/12).
Uma nova reclassificação será anunciada em 7/01/2021. Porém, conforme adiantaram os gestores do governo estadual, nenhum município avançará à fase verde do Plano São Paulo no primeiro mês do ano.
Recomendações
As recomendações à população foram reforçadas, principalmente, as de evitar aglomerações desnecessárias, utilizar máscara e se atentar a quaisquer sintomas que possam indicar infecção pelo coronavírus.
A entrevista não contou com a presença do governador João Dória.
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7015
Texto: Silmara Helena
Fotos: Imprensa/CMA
23/12/2020
Publicado em:
Publicado por: