Notícias

12 de abril de 2021

Disque Ronda 153 é integrado a serviço de proteção às mulheres

Canal de denúncias criado por lei do vereador Paulinho Maiolino agora auxiliará vítimas de violência doméstica

Visualize fotos

Arujá acaba de ganhar mais um canal de denúncia de violência contra mulheres: o Disque 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). Instituído originalmente em 2017 para atender a ocorrências nas proximidades das escolas municipais, o 153 agora atenderá casos de agressão a mulheres, além do já conhecido 181, da Polícia Civil. As informações são do vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, autor do PL 03/2017, que instituiu o Disque 153.

“É mais uma alternativa às mulheres que se encontram em situação vulnerável, sofrendo agressões físicas ou psicológicas, para pedir ajuda e denunciar. Está na hora dar darmos um basta à violência doméstica”, declarou o vereador.

Ainda segundo Maiolino, a ideia é de que a ferramenta seja utilizada de forma integrada à Ronda Maria da Penha, também coordenada pela GCM, e proposta pelo também vereador Rafael Santos Laranjeira (Rede).

O encontro que selou a nova parceria entre GCM e DDM no combate à violência doméstica contou com a presença dos vereadores Jean Mark Gonçalves (PDT), o Jean da Padaria, Genilson Silva (PT), o Genilson Moto, Roberto Daniel Duarte (Pode), o Renan de Arujá, Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia e o presidente da Câmara de Arujá, Gabriel dos Santos (PSD). Do Executivo, estiveram presentes o secretário municipal de Segurança, Washington Adami, e o GCM Capitão Silva.

Selo

Maiolino também anunciou o esboço do Projeto de Lei nº 28/2021, que visa instituir um selo de responsabilidade social às empresas que priorizarem a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica. O certificado será denominado “Parceiro das Mulheres”.

“O objetivo é estimular empresas a adotarem medidas para o desenvolvimento de ações que envolvam a formação, qualificação, preparação e inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho”, declarou o parlamentar.

Serviço

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos seguintes canais: Guarda Civil (153), Central de Atendimento à Mulher em situação de Violência (180), Polícia Militar (190), presencialmente na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na rua Praça Bartolomeu Bueno, 7 - Centro Arujá ou pelo telefone 11 4655-3111.

 

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

renan@camaraaruja.sp.gov.br

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA

 



Publicado em:

Publicado por: