Notícias

21 de maio de 2021

Alerta: redes sociais da Câmara de Arujá são clonadas

Legislativo prepara medidas judiciais e denúncia às autoridades policiais

Visualize fotos

As mídias sociais da Câmara Municipal de Arujá estão sob ataque de golpistas. Uma falsa fanpage foi criada no Facebook em 1º de fevereiro (/camaraaruja), contando atualmente com 24 seguidores, e um perfil igualmente fraudulento foi registrado no Instagram como @cmaaruja – que já conta com alarmantes 548 seguidores. Há indícios de ação coordenada e criminosa, uma vez que os administradores compartilham conteúdos originalmente publicados nos perfis oficiais como sendo deles.

O Legislativo já prepara as medidas judiciais cabíveis, como o registro de boletim de ocorrência policial e ingresso de ação judicial.

“Lamentavelmente, pessoas mal-intencionadas – cujas reais motivações ainda ignoramos – promoveram esse ataque covarde a canais de informação oficiais. Não pouparemos esforços para que os culpados sejam brevemente identificados e punidos com o rigor da lei”, anunciou o presidente da Casa de Leis, Gabriel dos Santos (PSD).

O parlamentar ainda apelou para que, nesse meio tempo, as pessoas tomem as precauções necessárias para não serem vítimas de golpes virtuais envolvendo indevidamente a instituição.

Página retirada do ar

No dia 7 de maio, sem aviso prévio, o Facebook removeu do ar a fanpage oficial da Câmara Municipal de Arujá. Àquela altura, o órgão ainda não havia tomado ciência da existência das páginas faltas, o que pode ter motivado a ação da rede social, uma vez que os golpistas chegaram a conseguir um selo de página verificada.

Na própria fanpage clonada há indicação de um link externo para o Instagram igualmente falso, indicando que as clonagens são fruto de uma ação coordenada possivelmente pela mesma pessoa ou grupo.

Medidas

Além da ampla divulgação nas mídias sociais e sítio eletrônico, o Poder Legislativo arujaense irá notificar judicialmente o Facebook da existência das páginas falsas, requerendo sua retirada do ar.

Também será solicitado a restauração da fanpage original, de forma a dar continuidade à divulgação dos trabalhos legislativos, fundamentais à transparência e à garantia do direito à informação dos cidadãos arujaenses.

 



Publicado em:

Publicado por: