23 de julho de 2021
Arujá regulamenta carteirinha para pessoas com transtorno do espectro autista
Solicitação do documento pode ser feita via site da Prefeitura ou direto das unidades do CRAS
Arujá regulamentou a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento pode ser solicitado via site da Prefeitura de Arujá ou direto nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O decreto nº 7720/21 com as orientações para emissão do documento entrou em vigor em 16/7, data de sua publicação no Diário Oficial da Prefeitura.
A criação da CIPTEA foi uma iniciativa do vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, oficializada por meio da Lei Municipal nº 3375/21. O objetivo da criação da carteira da pessoa com autismo foi facilitar a identificação de indivíduos nesta condição, assegurando o atendimento prioritário, por exemplo. “Este projeto tem ênfase na pessoa humana. A proposta de identificação do autismo muito contribui, tanto para os portadores, como sua família e a própria sociedade, que terá oportunidade de conhecer melhor, respeitar e até mesmo auxiliar as pessoas nessa condição".
Para a emissão da carteirinha, basta o interessado entrar no site da Prefeitura, preencher o requerimento e anexar os documentos solicitados que, incluem, além do RG, o relatório médico e a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A CIPTEA será emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A carteirinha foi lançada oficialmente pelo prefeito de Arujá Luis Antonio de Camargo (PSD), o Dr. Luis Camargo, no último dia 20/7
Placas
Em 2018, a Câmara de Arujá já havia aprovado Lei que obrigava os estabelecimentos públicos ou privados a incluir o símbolo do autismo nas placas de atendimento preferencial. A Lei Municipal nº 3019/2018 de autoria do ex-vereador Sebastião Vieira de Lira, o Paraíba Car, foi publicada em 15 de junho de 2018, quando entrou em vigor.
Foto: Rodrigo Sitta/PMA Legenda: Luciene e o filho Matheus com Paulinho Maiolino (vereador) e o prefeito Dr. Luis Camargo.
Publicado em:
Publicado por: