11 de agosto de 2021
Vereadores vistoriam andamento da construção de novo reservatório da Sabesp
Luiz Fernando e Rafael Laranjeira estudam formas de utilizar recursos de para expansão da rede
Os vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e Rafael Santos Laranjeira (REDE) realizaram na manhã de segunda-feira (9/8) uma vistoria às obras de construção do novo reservatório de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Arujá, que deve ser o maior da categoria em toda a América Latina, de acordo com informações da empresa.
Os parlamentares verificaram que a obra está cerca de 80% concluída e, segundo o representante da Sabesp em Arujá, Dori Edson Oliveira Martins, deve ser entregue em cerca de 90 dias. A caixa d’água, feita de estrutura metálica vitrificada, comportará 13,5 mil metros cúbicos de água e, somada à já existente (de 5 mil metros cúbicos), somará 18,5 milhões de litros para o município.
A construção está orçada em R$ 11.850.000,00 e está projetada para o abastecimento nos próximos 40 anos. Atualmente, segundo estimativa da companhia, o município atende aproximadamente 28 mil ligações. “Com a nova caixa, a expectativa é de diminuir a intermitência no abastecimento, além de preparar a cidade para o futuro, que aponta para forte urbanização”, avaliou Martins.
Ampliação
Os vereadores ainda aproveitaram a visita para estudar a possibilidade de expansão da rede para bairros como o Parque Maringá, bairro do Retiro, Copaco e Via Dutra, hoje desassistidos por motivos diversos.
“Com a criação da taxa de compensação ambiental, imposta pelo governo federal, nossa meta será garantir a ampliação da rede para aqueles munícipes que hoje carecem do serviço”, comentou Luiz Fernando.
Laranjeira antecipou que solicitará um mapeamento à companhia das regiões desabastecidas e a causa da ausência do serviço. “Cada caso será avaliado individualmente, sempre com o intuito de garantir esse direito do povo ao fornecimento de água encanada”, anunciou.
Publicado em: