Notícias

18 de junho de 2020

Resumo das Sessões: Legislativo exige mais explicações da Prefeitura sobre combate à COVID-19 e retomada economia

Resumo das Sessões: Legislativo exige mais explicações da Prefeitura sobre combate à COVID-19 e retomada economia

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

O detalhamento das ações de combate à pandemia, assim com os planos da Prefeitura de Arujá para a retomada da economia do Município após controle da COVID-19, foram alvos de questionamento do Poder Legislativo por meio de requerimentos aprovados durante a 142ª Sessão Ordinária realizada em 15/6.

Os 15 parlamentares da Casa subscreveram o requerimento nº 3007/2020 que indaga a Prefeitura de Arujá sobre o número de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) disponíveis antes e depois da pandemia. No documento, os vereadores exigem saber se o total cumpre a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que tange a relação leitos/número de habitantes.

Os vereadores ainda querem mais informações sobre quais são as prioridades da administração municipal em relação ao coronavírus. “É de suma importância no momento em que estamos vivendo esclarecermos os munícipes arujaenses e, enquanto Poder Legislativo, reivindicarmos à administração que busque soluções para a cidade em outras esferas governamentais”, afirmaram.

Em separado, outros três vereadores também interpelaram a Prefeitura sobre o assunto. Sebastião Vieira de Lira (Republicanos), o Paraíba Car, apresentou os requerimentos nºs 3003/2020 e 3004/2020 nos quais solicita ao prefeito a apresentação de um relatório atualizado das medidas tomadas para enfrentamento à Covid-2019, incluindo um balanço financeiro – ou seja, o montante das receitas recebidas pelo Município para combate à doença e as despesas já executadas para esse fim, especialmente, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda foram pedidas pelo vereador Renato Bispo Caroba (PT), por meio do requerimento nº 3000/2020, dados sobre o Centro de Triagem de Arujá, entre eles, o número de funcionários que trabalham no equipamento.

Pós-Pandemia

Preocupada com o futuro de Arujá, pós-COVID-19, a vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, apresentou e teve aprovado o requerimento nº 2995/2020, no qual indaga a Prefeitura sobre a existência de algum plano de retomada da empregabilidade. Na prática, ela quer saber qual será o planejamento da administração municipal para garantir a recuperação dos empregos perdidos com a crise econômica provocada pelo novo coronavírus.

A vereadora pergunta: Qual o planejamento para impulsionar a empregabilidade pós-Covid-219? Qual o índice de desemprego em Arujá hoje? O que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem feito para a recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho? Qual o incentivo dado as empresas estabelecidas na cidade para a contratação da mão-de-obra local?

Outros 11 requerimentos com questionamentos diversos ao Poder Executivo foram aprovados pelo Plenário nesta Sessão Ordinária, além da Moção nº 194/2020 de autoria do vereador Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, que propõe a inclusão dos profissionais de odontologia no programa Mais Médicos.

141ª Sessão Ordinária

Três Moções foram aprovadas durante a 141ª Sessão Ordinária, além de 30 indicações e 20 requerimentos.

Os vereadores Reynaldinho e Ana Cristina Poli (PL) apresentaram Moção de Pesar (nº 195/2020) em nome de Hélio Rosa, figura conhecida e querida na cidade de Arujá. Funcionário da Prefeitura desde 1974, era fundador e comandante da Guarda Mirim de Arujá. Hélio chegou a ser homenageado pelo Legislativo por sua atuação no Município. Ele deixa esposa e cinco filhos.

Reynaldinho também é autor de outras duas Moções votadas e aprovadas pelo Plenário da Casa em 15 de junho. A primeira de Apoio (nº 192/2020) reforça a reivindicação feita pelo deputado estadual Campos Machado (PTB) pela reabertura das autoescolas e escolas de formação de condutores; e a segunda – de número 193/2020 – apela ao governo do Estado para que autorize o funcionamento do Detran.

Os parlamentares votaram favoráveis à prorrogação de prazo de resposta de três requerimentos feitas pela Prefeitura de Arujá. São eles: 2798/20 de autoria dos vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria; 2930/20 e 2932/20 propostos pelo vereador Sebastião Vieira de Lira (Republicanos), o Paraíba Car.

Comissão Processante

Nesta Sessão, também foi aprovada por unanimidade a abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar o prefeito José Luiz Monteiro (MDB) e o vice-prefeito Marcelo José de Oliveira (Republicanos), o Dr. Marcelo Oliveira. Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, Julio Taikan Yokoyama (PROS), o Julio do Kaikan, e Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval, formaram a CP, após sorteio realizado durante a Sessão. Clique aqui e leia mais.

As Sessões Ordinárias são transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Arujá no YouTube e as gravações ficam disponíveis para consulta.

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA



Publicado em:

Publicado por: