Notícias

23 de agosto de 2021

Maiolino propõe criação de selo para empresas que oferecem trabalho para mulheres em situação de violência

Projeto de Lei passou em 2ª discussão e votação na Sessão Ordinária 9/8

Visualize fotos

Empresas que oferecerem trabalho para mulheres em situação de violência doméstica poderão ser premiadas com um Selo de Responsabilidade Social. O projeto de Lei nº 28/2021, que regulamenta a iniciativa, foi proposto pelo vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, e aprovado pelo Plenário da Casa de Leis em 2ª discussão e votação na Sessão Ordinária de 9/8.

 

Agora, a proposta será enviada à sanção do Prefeito. Se tornada Lei, possibilitará a mulheres que sofrem com a violência de seus parceiros terem a chance de romper com esse ciclo, a partir da inserção no mercado de trabalho. “As empresas que fizerem parceria com a Prefeitura para contratar essas mulheres receberão o selo Parceiros das Mulheres como incentivo e reconhecimento pela atitude solidária e de responsabilidade social”, explicou o parlamentar.

 

Além da contratação, serão consideradas ações passíveis de serem premiadas com o selo, o desenvolvimento de ações voltadas à qualificação das vítimas; de estímulo ao empreendedorismo feminino ou mesmo a superação de metas previstas em convênios ou termos de cooperação firmados com o Poder Público.

 

A ideia é que as mulheres contratadas permaneçam pelo menos 12 meses em seus postos de trabalho. O selo será encaminhado por meio eletrônico, após a certificação das ações.

 

Na justificativa, Maiolino explicita as dificuldades de a mulher se livrar do agressor e salienta a importância da iniciativa: “Muitas das vítimas de violência doméstica não conseguem se desligar desse ciclo porque são economicamente dependentes do parceiro agressor. A criação de uma saída destinada a essas mulheres lhes daria segurança para superar essa condição”, salientou.



Publicado em:

Publicado por: