30 de setembro de 2021
Câmara recebe cônsul japonês e sedia exposição comemorativa sobre a imigração
Lei que lembra chegada dos japoneses a Arujá foi primeira sancionada pelo governo Luis Camargo
O cônsul para Assuntos Políticos em Geral do Consulado Japonês em São Paulo, Hideyuki Ide, participou na Câmara Municipal da abertura da exposição cultural que conta a história da comunidade nipônica no Município. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (27/9) - data instituída no Calendário Oficial de Festividades como Dia da Imigração Japonesa em Arujá.
O evento ainda contou com a participação do prefeito Luís Antonio de Camargo (PSD), do vice-prefeito Gilberto Daniel Junior (PODE), o Betinho; da vice-presidente do Legislativo e líder do Governo na Casa, Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, entre outras autoridades, e do historiador João Machado.
A Lei Municipal nº 3357/21, que cria uma data especial para celebrar a chegada dos primeiros imigrantes japoneses a Arujá, foi proposta pelo atual presidente da Casa, Gabriel dos Santos (PSD), e pelo ex-vereador Júlio Taikan Yokoyama, o Júlio do Kaikan, e a primeira a ser sancionada pelo prefeito, em janeiro de 2021.
“A comunidade nipônica tem participação expressiva e decisiva no desenvolvimento da cidade de Arujá. Mais do que movimentar a economia, no entanto, os imigrantes japoneses conquistaram a amizade e o carinho do povo brasileiro e, especialmente, do arujaense”, disse Gabriel dos Santos.
Relógio
Símbolo das boas relações estabelecidas entre Brasil e Japão, o relógio instalado na Praça do Centenário desde 1962 foi totalmente revitalizado e voltou a funcionar após duas décadas inativo. A reinauguração reuniu diversas autoridades e contou com apresentações de música, taiko e judô. O monumento ainda ganhou gravuras de carpas feitas pela estudante Lisa Shibuya. Ela foi vencedora do concurso realizado pelo Nippon Country Club.
Exposição
A exposição cultural, que integra o Festival da Imigração Japonesa 2021, organizado pela Prefeitura de Arujá, ficará aberta à visitação pública na Câmara Municipal até 8/10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.
Publicado em:
Publicado por: