Notícias

01 de outubro de 2021

Audiência pública da Saúde: 52% dos arujaenses já receberam duas doses da vacina e 78% ao menos uma dose

Em audiência pública na Câmara, titular da pasta apresentou radiografia das principais ações e demandas

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Arujá sediou na quarta-feira (29/09) a audiência pública de prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2021 da área da Saúde. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Santos Reis, que apresentou números da pasta e respondeu a questionamentos dos vereadores.

De acordo com Reis, de maio a agosto deste ano, 53.361 arujaenses receberam a 1ª dose da vacina contra Covid-19 e 20.898 receberam a 2ª dose, somando 74.259 vacinas aplicadas no período. Desde o início da vacinação no município, já foram aplicadas mais de 118 mil doses, segundo o titular da pasta.

“Digo com muito orgulho que 78% da população já recebeu ao menos a 1ª dose do imunizante e mais da metade dos arujaenses, 52%, receberam a 2ª dose”, disse o secretário. Ainda segundo Reis, 7% dos arujaenses também já foram imunizados com a dose de reforço.

Em sua fala, o titular destacou a nova estrutura de atendimento odontológico no município, com a contratação de dentistas e parceria com universidades da região; destacou as ações no sentido de implantar o Pronto Atendimento Infantil, separado do atendimento adulto e antecipou a proposta de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Rodrigo Barreto.

Questionamentos

Em resposta a questionamentos sobre o controle de zoonoses feitos pelo vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, o secretário admitiu que o canil ainda não tem a estrutura necessária para transformação em um centro de controle, mas disse que em duas semanas se reunirá com arquitetos da Prefeitura para mapear a área do canil e estudar a possibilidade de ampliação do equipamento. Falou ainda sobre um processo licitatório que visa a contratação de clínicas veterinárias para a promoção de atendimento paliativo, chipagem, manejo e castrações de animais. Segundo dados apresentados pelos técnicos da pasta, foram realizadas 556 ações no canil municipal no 2º quadrimestre, das quais 170 foram para castrações e 100 para vacinação de animais.

Em resposta a indagações sobre o atendimento odontológico no município, Reis anunciou que através de um novo processo seletivo serão contratados seis profissionais, todos com experiência em cirurgia odontológica, além de ampliado o convênio com estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), de forma a zerar a demanda pelo procedimento até o final deste ano.

Sobre o absenteísmo elevado em agendamentos de exames e consultas questionado pelo presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social, Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), o secretário reconheceu que as ausências nas consultas são um grande desafio. De acordo com dados apresentados na audiência pela Secretaria, no 2º quadrimestre do ano o índice de absenteísmo de consultas agendadas foi de 33,4%, totalizando 605 faltas de um total de 1811 consultas marcadas no período. Já a taxa de absenteísmo para exames chegou a 45,6%, com 759 faltas de um total de 1663 exames. No entanto, Reis disse atuar em três frentes: achatamento da fila de espera, reduzindo o tempo de retorno nas consultas; contratação de mais duas pessoas para o núcleo de informação, com a função específica de encaminhar mensagens sequenciais via WhatsApp para os pacientes quando a consulta estiver próxima e, por último, o recadastramento de pacientes com atualização de endereço e formas de contato.

 

Vereadores

Ainda participaram da audiência pública os vereadores Roberto Daniel Duarte (Pode), o Renan de Arujá, José Genilson da Silva (PT), o Genilson Moto, Jean Mark Gonçalves (PDT), o Jean da Padaria, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Cristiane Araújo de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta, João Luiz Soares (PSD), Gabriel dos Santos (PSD), além dos já mencionados vereadores Paulinho Maiolino e Luiz Fernando.



Publicado em: