Notícias

24 de novembro de 2021

Agora é Lei: 14 de setembro é Dia Municipal do Jiu-jitsu em Arujá

Iniciativa foi do vereador João Luiz

Visualize fotos

Agora é Lei. Arujá instituiu oficialmente o Dia Municipal do Jiu-jitsu a ser comemorado anualmente em 14 de setembro. A iniciativa foi do vereador João Luiz Soares (PSD). O dia remete à data de nascimento de Carlos Gracie, brasileiro, nascido em Belém do Pará e considerado um dos criadores do Jiu-jitsu brasileiro. Ele faleceu em 7 de outubro de 1994.

A Lei Municipal nº 3416/2021 que inseriu a comemoração no Calendário de Eventos e Festividades do Município foi publicada na edição de 10/11 do Diário Oficial da Prefeitura de Arujá.

O jiu-jitsu, que pode ser traduzido da língua japonesa como “arte suave”, chegou ao Brasil por volta de 1914 pelas mãos de Maeda, conhecido como Conde Koma. Ele transmitiu todo o seu conhecimento a Carlos Gracie, filho do imigrante George Gracie.

Carlos então passou a técnica aos irmãos e o caçula, Hélio Gracie, que devido ao seu porte físico era proibido de praticar a arte marcial, foi aquele que pela observação atenta das técnicas as adaptou e criou um estilo único de luta, reconhecido em todo o mundo, inclusive pelos japoneses.

A primeira academia de jiu-jitsu no Brasil foi aberta em 1925 por Carlos Gracie, no Rio de Janeiro.  

Autor do projeto, João Luiz disse que o objetivo da iniciativa é “difundir a atividade esportiva que traz benefícios, não somente para o desenvolvimento físico e motor, como também para a formação integral de crianças e adolescentes estimulando a cidadania e a solidariedade entre seus participantes”.

A Lei já está em vigor.

*Fonte: https://www.graciern.com.br/historia

 



Publicado em:

Publicado por: