16 de junho de 2020
Câmara abre investigação para apurar conduta do Prefeito e do vice e verificar contratos da Prefeitura
Câmara abre investigação para apurar conduta do Prefeito e do vice e verificar contratos da Prefeitura
Após as graves denúncias reveladas pela operação Soldi Sporchi (Dinheiro Sujo), da Polícia Civil de Guarulhos, a Câmara Municipal instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades em contratos da Prefeitura de Arujá.
Além da CEI, o Legislativo também acolheu denúncia formulada pelo vereador Renato Caroba (PT), dando início a uma Comissão Processante (CP) que pode levar ao impeachment do prefeito José Luiz Monteiro (MDB) e do vice-prefeito Márcio Oliveira (Republicanos).
A composição da CEI, que deve em breve ser publicada no Diário Oficial do Município, fica assim: Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, como presidente; Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, na vice-presidência, e na relatoria Rafael Santos Laranjeira (Rede).
Já na Comissão Processante, cujos membros são definidos por sorteio, ficaram designados os vereadores Julio Taikan Yokoyama (PSDB), o Julio do Kaikan, Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, e Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval. Os membros devem se reunir nesta quarta-feira (17/6) para uma primeira reunião e distribuição dos postos de Presidência, Vice-Presidência e Relatoria.
Primeira Sessão pós-denúncias
A 141ª Sessão Ordinária foi a primeira sessão realizada após a deflagração da operação policial, no dia 03/06, que resultou, entre outras coisas, na prisão de um ex-secretário municipal – e levantou suspeitas sobre lavagem de dinheiro através de contratos públicos, conforme amplamente veiculado pela imprensa.
Nesse meio tempo, os vereadores não ficaram inertes: solicitaram o comparecimento do prefeito municipal José Luiz Monteiro e determinaram a vinda de todos os secretários municipais e adjuntos de pastas cujos contratos foram citados no inquérito. Todos prestaram esclarecimentos entre os dias 4 e 10/6.
Como as explicações até agora dadas não foram suficientes para elucidar todas as suspeitas, será lido e instaurado em Plenário procedimento investigativo, com a designação dos membros.
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
(11) 4652-7000 / 7067
Fotos: Imprensa/CMA
Publicado em:
Publicado por: