Notícias

11 de março de 2022

Cartório Eleitoral retoma atendimento presencial a partir de segunda-feira (14/3)

Agendamentos poderão ser feitos por telefone ou WhatsApp

Visualize fotos

O Cartório Eleitoral de Arujá retomará o atendimento presencial a partir de segunda-feira (14/3), com 50% da capacidade. O horário de funcionamento será das 12h às 17h e o eleitor deverá agendar o seu comparecimento através dos telefones 4653-2006 ou 4653-4690 – esse último também funciona como WhatsApp.

Por conta da pandemia, são obrigatórios o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19.

O prazo para solicitar a emissão, regularização ou transferência do título é 4/05/2022, sem perspectiva de prorrogação. O prazo de entrega do título é de cinco dias úteis.

Esse ano haverá eleições para a Presidente, Senador, Governador, Deputados Estaduais e Deputados Federais. O primeiro turno será realizado em 2/10/2022.

O Cartório de Arujá está instalado na rua Albino Rodrigues Neves, nº 301, no bairro Center Ville.

Pandemia

Por conta da pandemia, o serviço de biometria está suspenso. Quem não solicitou a biometria para votar na última eleição, está com seu título cancelado e deve comparecer ao cartório para regularizar a situação.

Já quem não votou em 2020, poderá solicitar a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, sem necessidade de pagar multa. A aplicação da penalidade para aqueles que não compareceram às urnas e não apresentaram justificativa foi suspensa em todo o Brasil.

Serviços

A emissão da 1ª via do Título Eleitoral é obrigatória para quem já completou 18 anos. Nesse caso, é necessária a apresentação do RG (não serve outro documento) e do comprovante de residência atualizado (em nome do solicitante, dos pais ou do responsável). Homens nascidos até 2003 ainda precisam incluir na lista de documentos obrigatórios a comprovação de que estão em dia com o serviço militar (reservista).

Atenção: também podem solicitar o título todos os que completarem 16 anos até 1/10/2022 – véspera da realização do 1º turno das eleições.

Para pessoas trans, existe a possibilidade de adoção do nome social, mesmo que no RG conste o nome de registro.

Outros serviços

Para serviços como transferência ou emissão de 2ª via basta apresentar documento com foto (pode ser CNH desde que não esteja vencida) e comprovante de residência atualizado.

Aqueles que desejam atualizar o nome no documento, por conta, por exemplo de alteração no estado civil pode apresentar o RG (atualizado) e caso esse documento não esteja atualizado o RG antigo, o comprovante comprobatório da alteração do nome e o comprovante de residência.

Em 2020, estavam aptos a votar em Arujá um total de 68.888 pessoas.

À distância

Caso o eleitor, por qualquer motivo, não possa comparecer presencialmente ao Cartório Eleitoral, pode optar por fazer o Título Eleitoral sem sair de casa. O Formulário Título Net continua disponível no site do TRE-SP até 04 de maio, e tem sido utilizado desde o início da pandemia para emissão, transferência, revisão e regularização dos Títulos Eleitorais. Somente em 2021, foram deferidos mais de 5 mil requerimentos, e os Títulos Eleitorais foram encaminhados por e-mail ou WhatsApp.

Mais informações poderão ser obtidas direto no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ou pelo telefone 148.

Agendamento presencial. Clique aqui 

Requerimento formulário Título Net: Clique aqui

 
 



Publicado em:

Publicado por: