24 de junho de 2022
Conselho do Idoso chama a atenção para necessidade de combate à violência e prevenção a quedas
Câmara de Arujá sediou atividades da V Semana de Conscientização e Sensibilização da Violência contra a Pessoa Idosa e de Prevenção a Quedas
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização da pessoa idosa e da garantia aos seus direitos fundamentais, o Conselho Municipal do Idoso organizou a V Semana de Conscientização e Sensibilização da Violência contra a Pessoa Idosa e de Prevenção a Quedas. O evento foi realizado na sexta-feira (24/6) no Salão Nobre Vereador Francisco Rodrigues de Ávila, na Câmara Municipal.
O vereador Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, dos Idosos, das Crianças e dos Adolescentes da Casa, participou da abertura das atividades e falou em nome do Legislativo. “Tenham certeza que a Câmara em conjunto com a Prefeitura está trabalhando na construção de políticas públicas de defesa da vida de vocês”, afirmou o parlamentar.
O secretário de Governo, Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria, que na ocasião representou o prefeito, parabenizou o Conselho pela iniciativa. “Depois da pandemia e de termos perdidos tantos amigos, é hora de celebrar a vida. Como diz o prefeito, o nosso partido é Arujá. Contem conosco”.
Tanto a Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra Pessoas Idosas quanto a de Prevenção a Quedas constam do Calendário Oficial de Eventos do Município e foram criadas por iniciativa parlamentar tornando-se as Leis Municipais 2973/2017 e 2974/2017, respectivamente. As duas são de autoria da ex-vereadora Ana Cristina Poli.
Também foi de iniciativa da Câmara, por meio do então vereador Rogério da Padaria e do ex-vereador Renato Bispo Caroba, a proposta que assegurou ao idoso o direito à gratuidade no transporte público municipal - Lei Municipal.
Ainda falaram ao público a pedido do presidente do Conselho, Fabiano Durães Falcone, a secretária adjunta de Assistência Social, Juliana de Souza Daniel, o assessor de Gabinete e interlocutor dos Conselhos Municipais junto ao governo, Mariosan Pereira e a vice-presidente do Conselho do Idoso, Maria Regina Miranda Grubba.
Juliana ressaltou a retomada dos eventos presenciais e das atividades no Centro de Convivência do Idoso (CCI) – após a vacinação contra a COVID-19 – e destacou o trabalho da rede de proteção aos direitos dos idosos disponível no Município por meio do CREAS. O CREAS – é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social que tem a competência de atuar em situação de violação de direitos.
Mario destacou o papel do Conselho “como espaço de participação da sociedade na elaboração de políticas públicas” e Regina reforçou o trabalho de conscientização feito pelo órgão durante o mês de junho com o objetivo de discutir temas que atingem diretamente as pessoas idosas. Além do risco de quedas, ela abordou as situações de violência enfrentadas pelas pessoas na terceira idade, entre as quais, a negligência, o abandono e o preconceito.
Antes de saírem para a caminhada, que encerrou o evento, o público assistiu a uma palestra sobre envelhecimento e a relação com o aumento do risco de quedas ministrada pelo professor Alex Moura.
A atividade contou com a apresentação do Coral do CCI. O grupo cantou as músicas Chalana, Diana e Te Amo.
Publicado em:
Publicado por: