Notícias

12 de agosto de 2022

Maiolino propõe realização de sessão de cinema adaptada para pessoas com espectro autista

Projeto de Lei está sendo analisado nas comissões da Casa, entre as quais, a dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Visualize fotos

O vereador Paulinho Maiolino (PSD) apresentou um projeto de Lei (nº 130/2022) que torna obrigatória a realização de uma sessão de cinema adaptada para pessoas identificadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Sessão será inserida na programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo realizada, anualmente, durante o mês de abril.

 

A propositura está em análise nas Comissões Permanentes e a expectativa do parlamentar é que, “em breve”, o projeto possa ser apreciado pelos vereadores no Plenário da Casa. “Tenho certeza que será aprovado por unanimidade”, disse Maiolino ao ressaltar que, antes mesmo de entrar em vigor, a proposta vem sendo elogiada por familiares de crianças com TEA em suas redes sociais.

 

Entusiasmo, Maiolino falou sobre o PL 130/2022 em pronunciamento feito na Sessão Ordinária de 8/8. “Será um projeto de impacto, não apenas para as crianças, mas também para seus familiares e todas as pessoas com TEA. Será uma oportunidade de elas desfrutarem de uma sessão de cinema adaptada e de trabalharmos a inclusão social”, destacou.

 

No PL, o vereador trata das condições em que o filme deverá ser exibido. No parágrafo 2º afirma que as “luzes deverão estar levemente acesas e o volume do som será reduzido”. Os assentos não deverão ser numerados e haverá liberação para entrada e saída ao longo da exibição.

 

Na justificativa, Maiolino reforça a importância da medida considerando que,  devido às características das pessoas identificadas com TEA, a permanência delas em uma sessão de cinema convencional é quase impossível. “Por isso, essa atividade será de grande valia”, finalizou.

 

Confira a íntegra do pronunciamento de Maiolino. Clique aqui.

 



Publicado em:

Publicado por: