19 de outubro de 2022
Pateta deve propor emenda impositiva ao Orçamento para ampliar atendimento em Centro de Equoterapia
Serviço contratado pela Prefeitura de Arujá atende 38 pacientes da cidade em Santa Isabel
O vereador Vinícius Pateta (Rede) visitou o Centro de Equoterapia Dinterinfeliz de Santa Isabel para conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa, contratada pela Prefeitura de Arujá para atendimento a 38 pacientes do Município. A maioria possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e utiliza a terapia como forma de melhorar a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social.
A equoterapia também é indicada para pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, artrite e esclerose múltipla, entre outras deficiências. É, na prática, um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos e exige a presença de profissionais especializados como fisioterapeutas, fonoaudiólogos ou psicomotricista. Fonte: Tua Saúde
O parlamentar acompanhou o trabalho dos profissionais com as crianças e conversou com a equipe para entender como funciona o projeto. Ele estuda a possibilidade de garantir mais recursos ao Centro de Equoterapia a fim de ampliar a capacidade de atendimento. “Gostei muito do que vi. O lugar é limpo, organizado, acolhedor e, pelo menos, três pessoas cuidam das crianças durante o percurso sobre o cavalo”, explicou. Aliás, cinco animais são utilizados na terapia em sessões realizadas uma vez por semana pelo período de 30 minutos.
Atualmente, a empresa recebe o equivalente a R$ 330 por criança pelo serviço executado, segundo Pateta, e são levadas ao Centro com transporte fornecido pela Prefeitura de Arujá. “Fui verificar como o projeto funciona antes de propor uma emenda impositiva. Seria bom que o serviço fosse em Arujá, mas ainda não há essas condições”, lamentou o parlamentar, recebido no local no último dia 13 de outubro.
Orçamento Impositivo
Os vereadores têm direito a propor ajustes ao Orçamento Municipal, por meio das emendas impositivas. Para esse ano, cada vereador terá direito a pouco mais de R$ 370 mil de recursos para inclusão de propostas, sendo que 50% desse valor deverá ser destinado a programas e ações da área da saúde.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 está em análise na Casa Legislativa desde 31 de agosto e deverá ser votada em 1ª discussão e votação na Sessão Ordinária de segunda-feira (24/10). O prazo final para apresentação de emendas parlamentares e sugestão da população é 7/11.
Publicado em:
Publicado por: