Notícias

01 de novembro de 2022

Vereadores manifestam respeito ao resultado das urnas e parabenizam eleitos

Pronunciamentos reverenciaram democracia e pediram respeito à vontade popular

Visualize fotos

Seguindo a linha das principais autoridades políticas do País, incluindo os presidentes da Câmara Federal e do Senado, vereadores de Arujá se pronunciaram sobre o resultado das eleições e defenderam a necessidade de respeito à democracia e à vontade popular, expressa por meio do voto.

Com a menor diferença da história em eleições, Lula (PT) foi eleito Presidente do Brasil pela terceira vez e assumirá o País a partir de janeiro de 2023. Tarcísio de Freitas, do Republicanos, comandará o Estado de Sâo Paulo, o mais rico da Nação, pelos próximos quatro anos, após três décadas de domínio do PSDB. Ele venceu o petista Fernando Haddad.

Na Sessão Ordinária de 31/10, o vereador Divinei do PL, partido de Bolsonaro, foi o primeiro a utilizar a Tribuna. “Eu gostaria de parabenizar o povo brasileiro que de forma ordeira e maciça participou da festa da democracia. O povo deu uma aula de democracia e os políticos deveriam, nessa mesma sinergia, aprenderem a se comportar seja quando ganham, seja quando perdem”, afirmou.

Ele prosseguiu nessa linha ao citar a sua própria trajetória política. “Já perdi e já ganhei eleições e nunca deixei de ser republicano. Quando ganhamos temos de trabalhar com afinco e, quando perdemos, é preciso repensar os erros e as dificuldades e superar. O povo não espera menos que isso de seus políticos”, salientou.

O parlamentar ainda fez questão de parabenizar os vencedores – Lula e Tarcísio – e desejar boa sorte aos dois. Para Divinei, se ambos foram bons governantes todos serão beneficiados.

Lembrando o quanto foi acirrada a disputa para a Presidência, o vereador Paulinho Maiolino (PSD) disse que “a democracia fez a diferença”. Ele afirmou que as eleições não é uma questão de “direita ou esquerda” e que o momento é de torcer para que tanto o novo presidente quanto o novo governador sejam bem-sucedidos em suas gestões. “Que possam de fato trabalhar em favor da população”, pontuou.

Reynaldinho parabenizou o colega petista, Genilson, e os demais parlamentares que, mesmo não sendo integrantes do PT, apoiaram o então candidato Lula “em uma eleição tão polarizada”. Ele afirmou que espera um governo para todos e “não apenas para os 50% dos brasileiros" (que optaram por Lula) e desejou, de forma “pessoalíssima”, como disse, um “excelente governo ao Tarcísio”, no qual, segundo ele, votou no segundo turno.

Em discurso preparado, Genilson (PT) confessou sua emoção ao acompanhar a apuração e agradeceu as mensagens enviadas pelos colegas vereadores, depois da confirmação do resultado. “É com muita alegria e satisfação que uso essa Tribuna para parabenizar o presidente Lula pela vitória nessas eleições. O Lula bateu recorde de votos no Brasil, foram mais de 60 milhões. Parabéns, presidente Lula!”.

Ele ainda destacou o trabalho da militância e o número de votos de Lula em Arujá. “A democracia é assim. Ganha quem tem mais votos. É preciso respeitar a decisão dos eleitores e o resultado das urnas. Nossa tarefa agora é pacificar o País e trabalhar pelo povo”, finalizou, repetindo a linha adotada pelo presidente eleito.

Já o vereador Gabriel (PSD) chamou a atenção para os índices de abstenções, votos brancos e nulos – “foram quase 40 milhões” – ao comparar esses números com a diferença de votos  registrada entre Lula e Bolsonaro – apenas 2 milhões. “O resultado está posto. Ninguém saiu de casa para votar e ser derrotado. O Brasil é um país continental e escolheu o seu comandante para os próximos quatro anos. E assim é a democracia. Passado isso não há alternativa, a não ser pacificar o País”, conclamou.

Resultados

Lula obteve 50,90% dos votos enquanto Bolsonaro teve o apoio de 49,10% do eleitorado. A diferença foi de pouco mais de 2 milhões de votos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram computados cerca de 3 milhões de votos nulos; 1,7 milhão de votos brancos e 32,2 milhões abstenções em todo o País.

Em Arujá, Bolsonaro obteve 57,3% dos votos e Lula, 42,7% - foram 30.665 votos para o petista e 22.847 para o liberal.

Em São Paulo, Tarcísio (Republicanos) obteve 55,27% dos votos e Fernando Haddad (PT) – 44,73%.

Veja a íntegra dos pronunciamentos no canal oficial da Câmara no YouTube.

 

 

 

 

 

 

 



Publicado em:

Publicado por: