Notícias

06 de junho de 2023

Professor Celso Barroso dará nome à EMEIA XII

A autoria da lei é do vereador Reynaldinho (PTB)

Visualize fotos

Agora é Lei: A EMEIA XII, localizada na Rua Serra de Pacatuba, no bairro do Mirante, passará a se chamar EMEIA Professor Celso Barroso. A autoria do projeto de Lei é do vereador Reynaldinho (PTB) e foi aprovado na 95ª Sessão Ordinária, de 24/4. A nova lei (nº 3573/2023)  já foi sancionada e publicada no Diário Oficial do dia 12/05.

Nascido em Dois Córregos (SP) no ano de 1926, Celso foi o terceiro em uma família de sete irmãos, que tem fortes laços na educação. Sua mãe e cinco dos seus irmãos foram professores. Formou-se no Curso Normal, atual magistério, em 1947, em Santa Rita do Passa Quatro, mesma cidade em que se casou com Maria Aparecida Leme de Souza, no ano de 1955.

Mudou-se para Arujá em 1962 para lecionar na Escola Estadual Washigton Luiz. Por três meses, morou sozinho na pensão de Dona Belinha até retornar a Santa Rita do Passa Quatro para buscar sua esposa e seus filho, Celso Antônio Donizetti Barroso.

Durante sua carreira, além de dar aulas na Escola Estadual Washigton Luiz, também lecionou na Escola Estadual Esli Garcia Diniz, Escola Estadual Dr René de Oliveira Barbosa e na Escola Estadual Pastor Carlos Richard Strautmann, onde foi um dos professores presentes na inauguração da instituição de ensino. Celso ainda foi professor em escolas de cidades vizinhas como Santa Isabel.

Próximo de encerrar a carreira deu aulas para turmas do ensino fundamental 1 – de 1º a 4º anos. Em 1987, se aposentou.

Foi pai de Celso e das gêmeas Clara Rita e Clara Aparecida, ambas professoras e criou como filha, junto com sua esposa, Jaqueline Alves Miranda.

O ex-professor morou por 58 anos na cidade e faleceu aos 94 anos em 20 de dezembro de 2020. Deixou os filhos e nove netos.



Publicado em:

Publicado por: