26 de julho de 2023
Agora é Lei: Arujá cria semana de conscientização sobre riscos do câncer de boca
Iniciativa é do vereador Maiolino
Por iniciativa do vereador Paulinho Maiolino (PSD), Arujá dedicará a 1ª semana de novembro à realização de ações de mobilização e conscientização sobre os riscos do câncer de boca.
O projeto do vereador (175/2023), aprovado pelo Plenário, foi sancionado pelo prefeito e a Lei Municipal nº 3588, publicada na edição de 1/7 do Diário Oficial da Prefeitura, já está em vigor.
Isso significa, na prática, que a Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca está oficialmente inserida no Calendário de Festividades do Município.
O objetivo da Semana é disseminar informações sobre a doença, possibilitando o seu diagnóstico precoce assim como a promoção de intercâmbio entre profissionais interessados e especializados no assunto para troca de experiências e práticas bem-sucedidas.
Tendo como foco de seu mandato a criação de políticas de apoio a pacientes com câncer, Maiolino reforça que a informação e a prevenção ainda são a melhor estratégia de combate à doença.
“Quando identificado em seu início a chance de cura do câncer de boca é de 95%. No entanto, quando o quadro se agrava e sintomas como dificuldade de mover a língua aparecem, esse índice cai para 45%. Considerando o impacto dessa patologia, é fundamental que o Poder Público desenvolva políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e à recuperação da saúde bucal”, salientou o vereador na justificativa à proposta.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) houve aumento no número de casos da doença no Brasil nos últimos anos e a estimativa para o biênio 2020-2022 era da possibilidade do surgimento de mais de 15 mil novos casos.
Publicado em:
Publicado por: