12 de dezembro de 2023
História de vida de Lars Grael emociona público no Clube União
Palestra integrou programação da Semana da Pessoa com Deficiência organizada pela Câmara Municipal
A história de vida e superação do velejador Lars Grael emocionou o público que lotou as dependências do Clube União na última quinta-feira (7/12) para participar das atividades da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência.
Lars veio a Arujá a convite da Câmara Municipal para falar sobre como retomou sua vida, inclusive como esportista, após perder uma das pernas em um acidente ocorrido no ano de 1988. Medalhista olímpico, o atleta foi atropelado durante participação em uma regata na praia de Camburi, no Espírito Santo.
Cerca de 800 pessoas, entre autoridades, representantes de entidades e associações, servidores públicos, jornalistas e população em geral prestigiaram o evento.
Divinei (PL), um dos autores do projeto que criou a Semana PCD em Arujá, disse “ser necessário garantir toda a acessibilidade possível no município para que o PCD não fique isolado em casa”. Ele ressaltou, no entanto, que a primeira chave a ser virada é da “nossa mente”, conclamou as pessoas a “abraçarem a causa” e refutou a ideia de que a causa PCD estaria esquecida.
O parlamentar agradeceu aos colegas, especialmente, o presidente da Casa, Abelzinho (PL), também um dos autores do PL da Semana PCD, e aproveitou a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL) para anunciar a destinação de R$ 500 mil a Arujá para a construção de uma piscina climatizada, destinada a pessoas com deficiência, na Praça da Juventude do Mirante.
O deputado estadual confirmou o envio do recurso e ratificou as palavras do colega de partido. “É importante a sociedade entender que pessoas com deficiência têm o mesmo direito que nós”, disse André. Segundo ele, a Alesp – a exemplo de Arujá – possui uma Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência. “Esse assunto precisa ser debatido constantemente, pois a primeira inclusão precisa ser feita dentro de nós mesmos”.
O projeto de Lei nº 154/2022 que institui a Semana da Pessoa com Deficiência em Arujá foi aprovado em novembro de 2022 e sancionado pelo prefeito Luís Camargo (PSD), tornando-se a Lei Municipal nº 3537/2022.
Aliás, o prefeito e a presidente do Fundo Social, Clau Camargo também estiveram no Clube União. Em sua fala, o chefe do Poder Executivo disse que o governo fez muito, “mas tem de fazer muito mais pela causa PCD”. Entre as ações executadas pela Prefeitura nessa área, Camargo destacou a adoção da linguagem de Libras nas escolas e as obras de acessibilidade executadas na avenida Amazonas, que valeu um prêmio à cidade.
O presidente da Câmara, Abelzinho (PL), também pontuou em seu discurso os avanços alcançados pelo Legislativo no âmbito da acessibilidade. Ele destacou a modernização do prédio da Casa Legislativa, a criação da própria Semana PCD, além de outros projetos de iniciativa dos vereadores voltados à inclusão das pessoas com deficiência. “Temos um prédio totalmente acessível, temos a tradução em Libras de todos os nossos eventos e continuaremos a atuar em conjunto com a Prefeitura para melhorar ainda mais a vida do PCD em nossa cidade”.
Lars Grael falou por cerca de uma hora e foi aplaudido de pé pelo público
Durante o evento, o grupo de escoteiros Jaspe doou duas cadeiras de rodas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A Semana PCD terminou na sexta-feira (8/12) com atividades organizadas pela Apae e pela Prefeitura de Arujás e ainda incluiu uma palestra sobre PCD e mercado de trabalho realizada em 5/12 na Câmara Municipal.
Publicado em:
Publicado por: