26 de agosto de 2024
Projeto Vereador Mirim é destaque em reportagem do site G1 da TV Diário
Projeto de Educação para a Cidadania foi retomado em 2023
O projeto Vereador Mirim por um Dia, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Arujá, foi destaque em reportagem publicada pelo site G1 da TV Diário, afiliada da Rede Globo na região do Alto Tietê.
A matéria, assinada pela jornalista Larissa Rodrigues, destaca o impacto positivo da proposta na compreensão das crianças e dos adolescentes sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade e no fortalecimento da democracia. A reportagem entrevistou especialistas, professores e os alunos eleitos sobre o assunto.
Veja o que disse o advogado Alexandre Rollo, especialista em Direito Eleitoral. "Projetos como esse são importantíssimos para o aprimoramento da democracia brasileira. Não adianta nós, como cidadãos, criticarmos a política, falarmos mal de político, se a gente mesmo não se envolve nos temas e nos debates dessas questões importantes. Mostrar para as crianças como funciona a Câmara é um projeto de cidadania", disse à repórter o advogado Alexandre Rollo, especialista em Direito Eleitoral.
Diretora da Escola Estadual Ana Maria de Carvalho Pereira, localizada na região do Jardim Emília, em Arujá, Silvana Soares dos Santos, disse que o projeto permite aos alunos vivenciarem o processo democrático. “Na escola, as crianças e jovens têm a primeira oportunidade de fazer política através do grêmio estudantil. Mas essa proposta da Câmara de Arujá vai além”, ressaltou.
As alunas Beatrice Anselmo de Souza e Nahyman Raminelli dos Santos, eleitas Presidente e Vice-Presidente da Mesa Diretora – edição de 2024 – pela EE Anba Maria também falaram ao G1 e disseram que a oportunidade despertou a vontade de seguir na vida pública. “Minha família se surpreendeu”, disse Beatrice. “Percebi que me comunico bem com as pessoas”, pontuou Nahyman.
A EE Ana Maria elegeu representantes nas duas edições do Vereador Mirim realizadas pelo Legislativo arujaense. Na primeira, o escolhido pela escola foi o estudante José Augusto.
Até agora, 16 escolas, sendo 10 públicas e seis privadas, já integraram o projeto, com 30 alunos eleitos como Vereadores Mirins.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.
Publicado em:
Publicado por: